Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil, Augusto César de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Arthur Neiva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T17:57:34Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T17:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-30 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Arthur Neiva. avaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de análise por envoltória de dados (DEA). 2019. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35838 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, a gestão de aeroportos tem se pautado fortemente na avaliação da eficiência, com
o compromisso de fornecer serviços eficientes e de alta qualidade para diferentes clientes.
Porém, do ponto de vista ambiental, aeroportos são reconhecidos pelo seu alto consumo
energético e por produzirem impactos ambientais a nível local e global. Logo, a dimensão
ambiental na operação de aeroportos não deve ser negligenciada quando da análise de
eficiência dos aeroportos, principalmente frente aos regulamentos e acordos ambientais globais
e setoriais cada mais restritivos e impactam na operação dos aeroportos. Neste contexto, a
presente pesquisa avaliou e comparou a eficiência de 31 aeroportos brasileiros sob a
perspectiva de seu consumo energético total (energia elétrica e combustíveis fósseis) e das
suas emissões de CO2 e de poluentes atmosféricos associadas, considerando, também, os
aspectos operacionais e de infraestrutura dos aeroportos. Dessa forma, é proposto um modelo
de avaliação de eficiência carbono-energética de aeroportos pelo método não-paramétrico de
Análise de Envoltória de Dados (DEA), através do modelo Slack Based Measure – SBM, por
meio de cenários distintos e tomando-se como parâmetros as relações entre consumo
energético total, variáveis de infraestrutura e seus resultantes: processamento de passageiros,
aeronaves e as emissões atmosféricas associadas. Os resultados mostraram que 12 (38% da
amostra) aeroportos obtiveram escore de 100% de eficiência, sendo observado que aqueles
com maiores movimentos de aeronaves e passageiros e com pistas de pouso e decolagem
(PPD) mais curtas da amostra tendem a ser os mais eficientes, como é o caso dos aeroportos
de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ. Os índices de eficiência foram menores para
aeroportos da região Norte (63.73%) e Nordeste (74.21%) quando comparados com aqueles
das regiões Sul (88.78%) e Sudeste (100%), indicando que há oportunidades de melhorias
nestes grupos. O método proposto de avaliação poderá auxiliar os administradores
aeroportuários na definição de aeroportos prioritários para projetos de eficiência energética e
redução das emissões, bem como na definição de ações customizadas para as diferentes
categorias de aeroportos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de analise por envoltória de dados (DEA) | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the carbon-energy efficiency of brazilian airports with application of data envelopment analysis (DEA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dióxido de carbono | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - gestão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia - consumo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently, airport management has relied heavily on efficiency assessment, with a commitment
to provide efficient, high-quality services to different customers. However, from an
environmental point of view, airports are recognized for their high energy consumption and for
producing local and global environmental impacts. Therefore, the environmental dimension in
the operation of airports should not be neglected when analyzing the efficiency of airports,
especially in relation to global and sectoral environmental regulations and agreements, which
are more restrictive and have an impact on the operation of airports. In this context, the present
study evaluated and compared the efficiency of 31 Brazilian airports from the perspective of
their total energy consumption (electric energy and fossil fuels) and their CO2 emissions and
associated air pollutants, also considering the operational and of airport infrastructure. In this
way, a non-parametric method of Data Envelopment Analysis (DEA), using the Slack Based
Measure (SBM) model, is proposed by means of different scenarios and taking as a parameters
the relationships between total energy consumption, infrastructure variables and their resulting:
passenger processing, aircraft and associated atmospheric emissions. The results showed that
12 (38% of the sample) airports had a score of 100% efficiency, and it was observed that those
with the largest movements of aircraft and passengers and shorter airstrips (PPD) of the sample
tend to be the most efficient, such as the Congonhas / SP and Santos Dumont / RJ airports.
Efficiency rates were lower for airports in the North (63.73%) and Northeast (74.21%) when
compared to those in the South (88.78%) and Southeast (100%) regions, indicating that there
are opportunities for improvement in these groups. The proposed method of evaluation may
assist airport administrators in defining priority airports for energy efficiency and emission
reduction projects, as well as in the definition of customized actions for different categories of
airports. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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