Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35838
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ArthurNeivaFernandes.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrasil, Augusto César de Mendonça-
dc.contributor.authorFernandes, Arthur Neiva-
dc.date.accessioned2019-11-14T17:57:34Z-
dc.date.available2019-11-14T17:57:34Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.date.submitted2019-04-30-
dc.identifier.citationFERNANDES, Arthur Neiva. avaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de análise por envoltória de dados (DEA). 2019. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35838-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a gestão de aeroportos tem se pautado fortemente na avaliação da eficiência, com o compromisso de fornecer serviços eficientes e de alta qualidade para diferentes clientes. Porém, do ponto de vista ambiental, aeroportos são reconhecidos pelo seu alto consumo energético e por produzirem impactos ambientais a nível local e global. Logo, a dimensão ambiental na operação de aeroportos não deve ser negligenciada quando da análise de eficiência dos aeroportos, principalmente frente aos regulamentos e acordos ambientais globais e setoriais cada mais restritivos e impactam na operação dos aeroportos. Neste contexto, a presente pesquisa avaliou e comparou a eficiência de 31 aeroportos brasileiros sob a perspectiva de seu consumo energético total (energia elétrica e combustíveis fósseis) e das suas emissões de CO2 e de poluentes atmosféricos associadas, considerando, também, os aspectos operacionais e de infraestrutura dos aeroportos. Dessa forma, é proposto um modelo de avaliação de eficiência carbono-energética de aeroportos pelo método não-paramétrico de Análise de Envoltória de Dados (DEA), através do modelo Slack Based Measure – SBM, por meio de cenários distintos e tomando-se como parâmetros as relações entre consumo energético total, variáveis de infraestrutura e seus resultantes: processamento de passageiros, aeronaves e as emissões atmosféricas associadas. Os resultados mostraram que 12 (38% da amostra) aeroportos obtiveram escore de 100% de eficiência, sendo observado que aqueles com maiores movimentos de aeronaves e passageiros e com pistas de pouso e decolagem (PPD) mais curtas da amostra tendem a ser os mais eficientes, como é o caso dos aeroportos de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ. Os índices de eficiência foram menores para aeroportos da região Norte (63.73%) e Nordeste (74.21%) quando comparados com aqueles das regiões Sul (88.78%) e Sudeste (100%), indicando que há oportunidades de melhorias nestes grupos. O método proposto de avaliação poderá auxiliar os administradores aeroportuários na definição de aeroportos prioritários para projetos de eficiência energética e redução das emissões, bem como na definição de ações customizadas para as diferentes categorias de aeroportos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de analise por envoltória de dados (DEA)pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the carbon-energy efficiency of brazilian airports with application of data envelopment analysis (DEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriapt_BR
dc.subject.keywordDióxido de carbonopt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - gestãopt_BR
dc.subject.keywordEnergia - consumopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Currently, airport management has relied heavily on efficiency assessment, with a commitment to provide efficient, high-quality services to different customers. However, from an environmental point of view, airports are recognized for their high energy consumption and for producing local and global environmental impacts. Therefore, the environmental dimension in the operation of airports should not be neglected when analyzing the efficiency of airports, especially in relation to global and sectoral environmental regulations and agreements, which are more restrictive and have an impact on the operation of airports. In this context, the present study evaluated and compared the efficiency of 31 Brazilian airports from the perspective of their total energy consumption (electric energy and fossil fuels) and their CO2 emissions and associated air pollutants, also considering the operational and of airport infrastructure. In this way, a non-parametric method of Data Envelopment Analysis (DEA), using the Slack Based Measure (SBM) model, is proposed by means of different scenarios and taking as a parameters the relationships between total energy consumption, infrastructure variables and their resulting: passenger processing, aircraft and associated atmospheric emissions. The results showed that 12 (38% of the sample) airports had a score of 100% efficiency, and it was observed that those with the largest movements of aircraft and passengers and shorter airstrips (PPD) of the sample tend to be the most efficient, such as the Congonhas / SP and Santos Dumont / RJ airports. Efficiency rates were lower for airports in the North (63.73%) and Northeast (74.21%) when compared to those in the South (88.78%) and Southeast (100%) regions, indicating that there are opportunities for improvement in these groups. The proposed method of evaluation may assist airport administrators in defining priority airports for energy efficiency and emission reduction projects, as well as in the definition of customized actions for different categories of airports.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.