Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Santos, Elayne Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T21:27:50Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T21:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elayne Barbosa dos. Impacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federais. 2019. xiii, 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35796 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito, por serem uma das principais causas de morte em todo o mundo, estão
entre as principais preocupações de órgãos de saúde e de trânsito. Eles impactam na área
econômica, social e de saúde pública e ocorrem pela interação de um ou mais fatores
contribuintes, que podem ser decorrentes de falhas do homem, na via e do veículo. Dentre esses
fatores ressalta-se a velocidade, que pode ser inapropriada ou excessiva, contribuindo de
maneira significativa tanto para a ocorrência de acidentes como para o aumento da gravidade
destes. Nesse contexto a fiscalização eletrônica de velocidade tem como objetivo principal a
redução das lesões e mortes no trânsito. No entanto, assim como outras medidas reativas
voltadas à promoção da segurança viária, a comprovação da efetividade da fiscalização
eletrônica de velocidade deve ser realizada, preferencialmente mediante estudos do tipo antes
e depois. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar o efeito dos Controladores
Eletrônicos de Velocidade – CEV (fiscalização eletrônica) na promoção da segurança de vias
federais brasileiras através da redução de acidentes com vítimas. Para isso, foram aplicados 3
métodos de estudo do tipo antes-e-depois a 8 locais previamente selecionados a partir de
critérios estabelecidos pelos métodos. Dois dos métodos utilizados apontaram efeitos positivos
dos CEV indicando a redução real de acidentes com vítimas e, portanto, a efetividade dos
CEV’s. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impacto dos controladores eletrônicos de velocidade na redução do número e da gravidade de acidentes de trânsito com vítimas em trechos de rodovias federais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fiscalização eletrônica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controladores eletrônicos de velocidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidores de velocidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Traffic accidents, for being one of the main causes of death around the world, are among the
main concerns of health and traffic department. They impact on the economic, social and public
health fields and occur by the interaction of one or more contributing factors, which can be
results of man's, roads' and vehicles' failures. Among these factors, we can cite the speed, which
may be inappropriate or excessive, contributing in a significant way to the occurrence of both
accidents and their gravity. In this context, speed camera program has as a main objective the
reduction of injuries and death in traffic. However, as well as other reactive measures aimed at
the promotion of road safety, the confirmation of speed cameras program effectiveness has to
be evaluated, preferably by the means of before-and-after studies. Therefore, this work has the
objective the analysis of the effect of electronic speed controllers, also known as CEV, for the
safety promotion in Brazilian Federal roads through the reduction of accidents with victims.
For this, it has been applied 3 before-and-after study methods in 8 locations previously selected
through the criteria established by these methods. Two of these methods used indicated positive
effects of CEV, showing real reduction of accidents with victims and, therefore, the
effectiveness of the CEV. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|