Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Mantovani, Juliana Estanislau de Ataíde | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T21:50:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T21:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.citation | MANTOVANI, Juliana Estanislau de Ataíde. O instantâneo e o traço: por uma poética fotoliterária em Nadja, de André Breton. 2019. 334 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35727 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é conduzida pela proposta principal de analisar a obra do escritor surrealista André
Breton, com ênfase central em Nadja (1928), a partir da perspectiva dos Estudos
Intermidiáticos (CLÜVER, 1997, 2001 e 2006; RAJEWSKY, 2012) e dos Estudos
Fotoliterários (MONTIER, 2008 e 2015). Dessa forma, o intuito primeiro destes estudos
girava em torno do relevante questionamento acerca dos efeitos de sentidos poéticos gerados
pelas relações fotoliterárias presentes nessa obra surrealista, apoiando-nos nas análises da
utilização das fotografias inseridas na obra bretoniana publicada em 1928. Para justificar
nosso trajeto investigativo, fundamentamo-nos na histórica relação entre as artes, em especial
entre as artes da imagem e da palavra, o que julgamos primordial para encabeçar nossas
interpretações. Após verificados os liames entre a literatura e a imagem, passamos a
desconfiar e a averiguar as especificidades do contato material entre a fotografia e a literatura.
Nas fronteiras da intertextualidade, da intericonicidade e das associações artísticas,
procuramos portanto discutir e analisar a fusão fotoliterária nos textos bretonianos partindo
das bases metodológicas dos estudos interartísticos, intermidiáticos e sobretudo fotoliterários.
Acerca da problemática inicial relativa às funções e ao funcionamento geral das fotografias no
todo dessa obra, buscamos investigar tais fotografias em termos de ilustração em
complementariedade, cujo resultado é o da ampliação dos significados literários e
fotográficos. A partir das implicações midiáticas, semióticas e filosóficas advindas da
fotografia, nossas verificações levaram-nos a vislumbrar, no terreno dessa primeira narrativa
bretoniana, dois pontos nodais de conjunção entre a arte literária e a fotográfica, eixos
poéticos nos quais alicerçamos nossa leitura e que justificaram os exames aqui empreendidos:
o instantâneo e o traço, para nós elementos estruturantes da obra fotoliterária Nadja. Nesse
sentido, estes estudos visaram finalmente a contribuir com a crítica consolidada da obra
bretoniana, focalizando as análises das interferências entre o texto e a fotografia e
acrescentando assim à crítica brasileira os seus componentes fotoliterários pouco explorados
até então. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O instantâneo e o traço : por uma poética fotoliterária em Nadja, de André Breton | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Breton, André, 1896-1966 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surrealismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is driven by the main purpose of analyzing the work of the surrealist writer André
Breton, with main emphasis on Nadja (1928), from the perspective of the Intermedia Studies
(CLÜVER, 1997, 2001 and 2006; RAJEWSKY, 2012) and the Photoliterary Studies
(MONTIER, 2008 and 2015) as well. This way, the first intention of these studies was aimed
at raising relevant questionings about the effects of the poetic senses generated through the
photoliterary relations present in this surrealist masterpiece, based on the analysis of photos
inserted in this specific work of Breton published in 1928. To justify our investigative
trajectory, we ground ourselves in the historic relations between arts, especially between the
art of images and of words, which we judge to be primordial in heading our interpretations.
After checking the bond between literature and image, we started to think twice and verify the
specificities of the material contact between photography and literature. Exploring the
boundaries of intertextuality, inter-iconicity and the artistic associations, we intended to
discuss and analyze the photoliterary fusion in the texts of Breton, grounded in the
methodological basis of the inter-artistic, inter-media and above all, photoliterary studies. In
what concerns the initial issue, which related to the roles and the general functions of the
photos throughout the whole work, we aimed at investigating these photos in terms of
illustration in complementarity, leading to broader literary and photographic meanings. From
the media, semiotic and philosophical implications that came from photography, our checks
led us to foresee, in the field of this first narrative of Breton, two main junctional points
between the literary and the photographic art, poetic axes in which we base our readings and
that justified the assessments here foretaken: the snapshot and the trace, to us structuring
elements of the photoliterary work Nadja. For that matter, these studies finally intended to
contribute with the consolidated criticism towards the work of Breton, focusing the analysis in
the interferences between text and photography and adding, this way, to the Brazilian
criticism, the photoliterary components aforementioned, little explored up to now. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette thèse est motivée par la proposition principale d’analyser le travail de l’écrivain
surréaliste André Breton, en mettant l’accent sur Nadja (1928), du point de vue des Études
Intermédiales (CLÜVER, 1997, 2001 et 2006; RAJEWSKY, 2012) et des Études
Photolittéraires (MONTIER, 2008 et 2015). De cette manière, le premier objectif de ces
études tournait autour du questionnement pertinent sur les effets des sens poétiques générés
par les relations photolittéraires présentes dans cet ouvrage surréaliste, en nous appuyant dans
l’analyse de l’utilisation des photographies insérées dans l’ouvrage bretonien publié en 1928.
Pour justifier notre parcours de recherche, nous nous basons sur la relation historique entre les
arts, en particulier entre les arts de l’image et du mot, relation que nous considérons
fondamentale pour les interprétations faites dans ce travail. Après avoir examiné les liens
entre la littérature et l’image, nous avons commencé à nous méfier et à déterminer les
spécificités du contact matériel entre photographie et littérature. Aux frontières de
l'intertextualité, de l'intericonicité et des associations artistiques, nous cherchons donc à
discuter et à analyser la fusion photolittéraire dans les oeuvres de Breton à partir des bases
méthodologiques des études interartistiques, intermédiales et surtout photolittéraires.
Concernant la problématique initiale des fonctions et du fonctionnement général des
photographies dans l’ensemble de cet ouvrage, nous cherchons à étudier ces photographies en
termes d’illustration en complémentarité, dont le résultat est l’amplification des significations
littéraires et photographiques. En partant des implications médiatiques, sémiotiques et
philosophiques de la photographie, notre étude nous ont permis de voir, dans le contexte de ce
premier récit bretonien, deux points nodaux de conjonction entre l’art littéraire et l’art
photographique, des axes poétiques sur lesquels nous basons notre lecture et qui ont justifié
les analyses entreprises ici : l’instantané et la trace, qui sont pour nous des éléments
structurants de l’oeuvre photolittéraire Nadja. En ce sens, ces études ont eu, enfin, le but de
contribuer à la critique consolidée de l’ouvrage d’André Breton, en centrant les analyses des
interférences entre le texte et la photographie et en ajoutant ainsi à la critique brésilienne ses
composantes photolittéraires peu explorées jusqu’à maintenant. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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