Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35706
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroJunqueiraVilela.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Metodologia de Análise de Artefatos : usando a Ciência do Design para aperfeiçoar metodologias para desenvolver ontologias
Autor(es): Vilela, Pedro Junqueira
Orientador(es): Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto: Ontologia
Organização do conhecimento
Sistemas de informação
Design da informação
Data de publicação: 30-Out-2019
Referência: VILELA, Pedro Junqueira. Metodologia de Análise de Artefatos: usando a Ciência do Design para aperfeiçoar metodologias para desenvolver ontologias. 2019. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Fundamentada na Ciência da Informação, mais especificamente na Organização do Conhecimento, essa pesquisa usou teorias da Ciência do Design para investigar o processo de desenvolvimento de ontologias, por meio da criação e aplicação de uma Metodologia de Análise de Artefatos (MAA). A MAA foi aplicada em três diferentes metodologias de desenvolvimento de ontologias e, por meio de análises individuais e comparativas, foram geradas quinze recomendações para aumentar o rigor e a efetividade desses artefatos. Além da validação da MMA, outras contribuições relevantes da pesquisa são a desambiguação do termo ontologia, a construção de tipologias para classificar as ontologias e o fortalecimento do design como paradigma de pesquisa em diferentes campos.
Abstract: Based on Information Science, more specifically in the Knowledge Organization discipline, this research used Design Science theories to investigate the process of ontology development, through the creation and application of an Artifact Analysis Methodology (AAM). The AAM was applied in three different ontology development methodologies, and through individual and comparative analyzes, fifteen recommendations were generated to increase the effectiveness of these artifacts. Besides validating the AAM, other relevant research contributions were the disambiguation of the term ontology, the construction of typologies to support ontologies classification, and the strengthening of the design as a paradigm of research in different fields.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.