Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Celeste, Letícia Correa | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Andressa Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T15:53:02Z | - |
dc.date.available | 2019-10-24T15:53:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Andressa Monteiro de. Estudo da linguagem e o comportamento adaptativo de estudantes com autismo. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35648 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o tema autismo e buscou analisar o nível de desenvolvimento da
linguagem e comportamento adaptativo de estudantes com esse diagnóstico e é resultado de
um estudo transversal realizado em ambiente escolar com 22 estudantes, com faixa etária
entre 4 e 14 anos de idade, e seus respectivos pais. O estudo propôs avaliar o nível idade de
desenvolvimento da linguagem do estudante com autismo, a percepção de seus pais sobre o
comportamento adaptativo do filho, correlacionar as variáveis de desempenho da
comunicação e capacidades linguísticas desses estudantes e confiabilidade do uso dos
instrumentos de avaliação da linguagem como um recurso possível e acessível a ser utilizado
nos Centros de Ensino Infantil e Fundamental. Para cada etapa de avaliação, primeiro com os
pais e depois com os estudantes, foram utilizadas duas escalas específicas: a Escala do
Comportamento Adaptativo (Vineland II) – Versão Portuguesa utilizada para identificar o
desempenho da criança de acordo com os domínios de funcionamento em cinco áreas do
desenvolvimento - comunicação, autonomia, socialização, funções motoras e comportamentos
desajustados – obtidas pela informação repassada por seus pais e a Escala do
Desenvolvimento da Linguagem (ADL) realizada junto ao estudante para avaliar a capacidade
sobre a linguagem receptiva e expressiva desse indivíduo em ambiente escolar. Os resultados
indicaram a existência de correlações significativas quanto aos marcos de idade de
desenvolvimento da linguagem entre os dois instrumentos utilizados quando comparadas as
respostas dos pais baseada nas impressões sobre o desempenho do uso da comunicação (em
casa e outros espaços sociais) e a capacidade da linguagem do estudante (em ambiente
escolar). Os resultados sugerem que as características com maior destaque sobre as principais
dificuldades consistem nos domínios do desempenho da comunicação, capacidades
linguísticas e interação social. Funções motoras e autonomia foram os domínios identificados
como melhor desempenho a nível de desenvolvimento quando comparado aos demais
domínios avaliados. Tanto estudantes inseridos em classes especiais quanto em classes
reduzidas apresentaram atrasos em nível de desenvolvimento de idade para linguagem, tanto
para o desempenho comunicativo quanto para capacidades linguísticas. Os resultados dos
aspectos de comportamentos desajustados também demonstraram similaridades no resultado
quando comparadas as características de comportamento mais evidenciadas entre os dois tipos
de classe. Acredita-se, portanto, que ambas escalas são recursos possíveis a serem utilizados
no contexto escolar por educadores e confiáveis para ajudar a indicar as características sobre a
comunicação e comportamento adaptativo de estudantes com autismo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo da linguagem e o comportamento adaptativo de estudantes com autismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation approaches the theme autism and sought to analyze the level of language
development and adaptive behavior of students with this diagnosis and is the result of a crosssectional
study conducted in a school environment with 22 students, aged between 4 and 14
years of age, and their respective parents. The aim of this study was to evaluate the level of
student's language development with autism, their parents' perception of the child's adaptive
behavior, correlate the communication performance variables and language abilities of these
students, and the reliability of the use of language assessment tools as a possible and
accessible resource to be used in the Centers for Infant and Elementary Education. For each
assessment stage, first with the parents and then with the students, two specific scales were
used: the Adaptive Behavior Scale (Vineland II) - Portuguese version used to identify the
child's performance according to the functional domains in five areas of development -
communication, autonomy, socialization, motor functions and maladaptive behaviors -
obtained by the information passed on by their parents and the Language Development Scale
(ADL) carried out with the student to assess the receptive and expressive language capacity of
this individual in school environment. The results indicated the existence of significant
correlations between the age developmental milestones of the language between the two
instruments used when comparing the parents responses based on the impressions about the
performance of the communication use (at home and other social spaces) and the capacity of
the student's language (in school environment). The results suggest that the main
characteristics of the main difficulties are the domains of communication performance,
language skills and social interaction. Motor functions and autonomy were the domains
identified as better development performance when compared to the other domains evaluated.
Both students enrolled in special classes and in reduced classes had delays in the
developmental level of age for language, both for communicative performance and for
language skills. The results of the mismatched behavioral aspects also showed similarities in
the result when comparing the behavioral characteristics more evidenced between the two
class types. It is believed, therefore, that both scales are possible resources to be used in the
school context by educators and trusted to help i | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|