Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Avena, Biagio Mauricio | - |
dc.contributor.author | Silveira, Bianca Resende Campos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T20:58:32Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T20:58:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Bianca Resende Campos. Formação profissional, hotelaria e acolhimento turístico: possíveis inter-relações no campo do hotel-escola. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35491 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O hotel-escola apresenta-se como um campo propício para o acolhimento dos discentes e
enriquecimento no aprendizado em hotelaria, com destaque para as aulas ministradas em um
ambiente de laboratório de ensino, o que aprimora teorias e práticas para a melhor atuação
profissional. Neste estudo, tematicamente, esse tipo de instituição é compreendido enquanto
espaço de aprendizagem e troca de saberes entre discentes e docentes, na perspectiva do
acolhimento turístico em hotelaria. Com base nessa noção, temos como objetivo geral analisar
a funcionalidade do hotel-escola na formação dos profissionais da hotelaria. Em
conformidade, abrangemos os seguintes objetivos específicos, Contextualizar a história da
hotelaria do Brasil e no Mundo; Identificar escolas de hotelaria do Brasil e no Mundo;
Caracterizar os hotéis-escola (nacional e internacional); Compreender os processos de ensinoaprendizagem
e modelo pedagógico desenvolvidos nessas instituições; e, assim, mostrar o
papel do professor formador e os saberes e práticas que são desenvolvidos no hotel-escola.
Portanto, de modo geral, a reflexão sobre a importância da formação profissional dos
trabalhadores em hotelaria e como as práticas pedagógicas utilizadas na formação dos cursos
de hotelaria, tendo o hotel-escola como instrumento, colabora para que um profissional
proativo desenvolva soluções acolhedoras. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de base
qualitativa de forma exploratória e participante, com procedimentos tecnológicos realizados
através de entrevistas e contato direto por meios de comunicação via internet, com uso do
método multirreferencial, com abordagem da bricolagem e apoiada pelo brico-método. O
aporte teórico deu-se em três campos de investigação: hotel-escola, formação profissional e
acolhimento e suas inter-relações com discente, docente e turista. E, por fim, destaca-se,
enquanto resultados, que as possibilidades de criar oportunidades de aperfeiçoamento e
formação profissional com o apoio do hotel-escola já é uma realidade e são exercidos com
excelência, mas ainda em poucos espaços de aprendizagem. Então entende-se que as práticas
sugeridas, que unem teoria e prática fazem sentido ao sujeito/aluno/professor, e proporciona
transformações e assim a formação profissional deixa de ser apenas um instrumento técnico e
alcança ao acolhimento humanizado, no qual possibilitou que, em um ambiente real, o
professor formador criasse oportunidades de realizar a troca de saberes desse aluno que
interage com o hóspede e com os profissionais que são parte integrante da equipe do hotel,
discute-se tanto a necessidade de criação de um hotel-escola em Brasília quanto como esse
tipo de formação em hotel-escola pode contribuir para o fortalecimento do setor hoteleiro. e
exerce o magno da educação, que é transformar a si e ao outro, fortalecendo o exercício da
cidadania e autonomia desse futuro profissional através do ambiente hotel-escola e assim,
contribuir para o fortalecimento do setor hoteleiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação profissional, hotelaria e acolhimento turístico : possíveis inter-relações no campo do hotel-escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hotelaria & turismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The hotel-school presents itself as a propitious field for the reception of the students and
enrichment in the learning in hospitality, emphasizing the classes taught in a laboratory
environment of teaching, which improves theories and practices for the best professional
performance. In this study, thematically, this type of institution is understood as a space for
learning and exchange of knowledge between students and teachers, from the perspective of
tourist hospitality. Based on this notion, we have as general objective to analyze the
functionality of the hotel-school in the training of hotel professionals. Accordingly, we cover
the following specific objectives, Contextualizing the history of hospitality in Brazil and in
the World; Identify schools of hospitality in Brazil and in the World; Characterize the school
hotels (national and international); Understand the teaching-learning processes and
pedagogical model developed in these institutions; and thus show the role of the teacher
trainer and the knowledges and practices that are developed in the hotel-school. therefore, in
general, the reflection on the importance of the professional training of hotel workers and how
the pedagogical practices used in the formation of hotel courses, with the hotel school as an
instrument, helps a proactive professional to develop welcoming solutions. To do so, a
qualitative research was developed in an exploratory and participatory way, with
technological procedures performed through interviews and direct contact through internet
media, using the multireferential method, with a bricolage approach and supported by the
brico-method. The theoretical contribution was made in three fields of research: hotel-school,
professional training and reception and its interrelations with student, teacher and tourist.
Finally, it is highlighted, as results, that the possibilities of creating opportunities for
professional development and training with the support of the hotel-school is already a reality
and are exercised with excellence, but still in a few spaces of learning. So it is understood that
the suggested practices, which unite theory and practice make sense to the subject / student /
teacher, and provides transformations and thus the professional formation ceases to be only a
technical instrument and reaches the humanized reception, in which it a real environment, the
teacher trainer creates opportunities to realize the exchange of knowledges of this student that
interacts with the guest and the professionals that are an integral part of the hotel team, both
the need to create a hotel-school in Brasilia and how this type of hotel-school training can
contribute to the strengthening of the hotel sector. and exerts the magnum of education, which
is to transform itself and the other, strengthening the exercise of citizenship and autonomy of
this future professional through the hotel-school environment and thus contribute to the
strengthening of the hotel sector. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Excelência em Turismo (CET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|