Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35482
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndersonLorenzoniMonhol.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalheiro, Adail de Castro-
dc.contributor.authorMonhol, Anderson Lorenzoni-
dc.date.accessioned2019-09-27T19:58:37Z-
dc.date.available2019-09-27T19:58:37Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.date.submitted2019-03-12-
dc.identifier.citationMONHOL, Anderson Lorenzoni. Oficinas de geometria para o ensino fundamental. 2019. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35482-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte de um cenário de descontentamento com o ensino de geometria e constitui um estudo que mostra caminhos para entender seu contexto atual. O estudo revela novas perspectivas para essa área e propõe sugestões que beneficiam o processo de ensino e aprendizagem do referido componente curricular. Essas sugestões apresentam uma abordagem do Laboratório de Ensino de Matemática não apenas como um lugar físico, mas também como procedimentos. Ademais, experiências com oficinas de geometria são apresentadas com o intuito de incentivar o uso de atividades práticas contextualizadas com materiais didáticos concretos, caracterizadas como atividades laboratoriais. Há a expectativa de que essas atividades tornem as aulas de geometria mais interessantes, dinâmicas e produtivas em que a aprendizagem seja significativa e prazerosa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOficinas de geometria para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometria - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMateriais didáticospt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present paper intends to analyse the general discontent that is the teaching of geometry and aims to understand its current context. The study reveals new perspectives for this area and proposes suggestions that benefits the teaching and learning process of said curricular component. These suggestions present an approach in the Mathematics Laboratory not only as a physical place, but also as a place of procedures. Besides that, experiences with geometry workshops are presented with the purpose of encouraging the use of practical activities contextualized with concrete didactic materials, known as laboratory activities. These activities are expected to make geometry classes more interesting, dynamic, and productive in which learning is easier and meaningful.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.