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2019_MarthaLacerdadeMedeiros.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBritto, Maria Júlia Pantoja de-
dc.contributor.authorMedeiros, Martha Lacerda de-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:08:20Z-
dc.date.available2019-09-16T11:08:20Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.date.submitted2019-02-22-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Martha Lacerda de. Avaliação de desempenho por competências: proposta de instrumento para o estágio probatório em uma IESP. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35427-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação do desempenho humano no trabalho vem recebendo crescente destaque na academia e nas práticas de gestão. No âmbito do serviço público federal, que busca constante profissionalização e modernização, a avaliação de desempenho é obrigatória por força de lei durante o período de estágio probatório, ou seja, nos 3 primeiros anos em que o servidor está se adaptando ao novo cargo e instituição em que ingressou. Nessa fase inicial, o desenvolvimento de competências impacta diretamente na adaptação do servidor ao seu novo ambiente organizacional, e, em última análise, em sua produtividade e motivação. Assim, o presente trabalho busca demonstrar como a gestão por competências pode contribuir na proposição de um instrumento de avaliação de desempenho a ser aplicado durante o estágio probatório, mais especificamente no âmbito dos servidores técnicoadministrativos da Universidade de Brasília (UnB). Caracterizado como pesquisa quali-quantitativa, este trabalho trata de um estudo de caso único de caráter descritivo, iniciado a partir da revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação de desempenho e da gestão por competências, incluindo os marcos legais que referendam as práticas de avaliação de desempenho nas instituições públicas federais. Em seguida foi realizada análise documental para comparação de instrumentos aplicados atualmente nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, possibilitando a estratificação dos fatores encontrados em competências de maior frequência. Essas, num segundo momento, foram levadas a campo através de pesquisa junto a servidores e gestores, no intento de avaliar a importância e domínio de cada uma delas por parte dos profissionais em fase de estágio probatório. Os resultados demonstraram que a avaliação de desempenho é considerada fundamental por servidores e gestores durante o estágio probatório, e que as competências atualmente utilizadas são, de fato, as mais importantes para o bom desempenho do servidor. Porém, de outra parte, ficou claro que o instrumento utilizado na UnB é passível de refinamento, uma vez que a amostra relatou problemas como o baixo estímulo ao feedback entre servidores e gestores e a associação mais forte entre avaliação de desempenho e estabilidade no serviço público, em detrimento do real desenvolvimento das competências por parte do profissional. Diante dos achados, foi possível propor um novo instrumento de avaliação de desempenho capaz de alinhar a legislação vigente aos preceitos da gestão por competências, tornando a prática da avaliação mais efetiva quanto ao estímulo ao desenvolvimento de competências essenciais e, em última análise, ao alcance da visão organizacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho por competências : proposta de instrumento para o estágio probatório em uma IESPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão por competênciaspt_BR
dc.subject.keywordEstágio probatóriopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The evaluation of human performance at work has been receiving increasing attention in academia and management practices. In the scope of the federal public service, which seeks constant professionalisation and modernization, performance evaluation is obligatory by law during the probationary period, that is, in the first 3 years in which the server is adapting to the new position and institution where he joined. In this initial phase, the development of competencies directly impacts on the adaptation of the server to its new organizational environment, and, ultimately, on its productivity and motivation. Thus, the present work seeks to demonstrate how competence management can contribute to the proposition of a performance evaluation instrument to be applied during the probationary stage, more specifically within the scope of the technical-administrative servants of the University of Brasília (UnB). Characterized as a qualitative-quantitative research, this paper deals with a unique case study of a descriptive character, started from the bibliographic review on the subject of performance evaluation and management by competences, including legal frameworks that refer to the evaluation practices of performance in federal public institutions. Then, a documentary analysis was performed to compare the instruments currently applied to public higher education institutions in Brazil, enabling the stratification of the factors found in higher frequency competences. These, in a second moment, were taken to the field through research with servers and managers, in an attempt to evaluate the importance and mastery of each of them by the professionals in the stage of probation. The results demonstrated that performance evaluation is considered fundamental by servers and managers during the probationary period, and that the competencies currently used are, in fact, the most important ones for the good performance of the server. However, on the other hand, it was clear that the instrument used in the UnB can be refined, since the sample reported problems such as the low stimulus to feedback between servers and managers and the stronger association between performance evaluation and stability in the public service, to the detriment of the real development of the competences by the professional. In view of the findings, it was possible to propose a new performance evaluation instrument capable of aligning the current legislation with the precepts of management by competencies, making the evaluation practice more effective in stimulating the development of essential competences and, ultimately, in the scope organizational vision.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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