Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Britto, Maria Júlia Pantoja de | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Martha Lacerda de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T11:08:20Z | - |
dc.date.available | 2019-09-16T11:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Martha Lacerda de. Avaliação de desempenho por competências: proposta de instrumento para o estágio probatório em uma IESP. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35427 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação do desempenho humano no trabalho vem recebendo crescente destaque na academia e nas práticas de gestão. No âmbito do serviço público federal, que busca constante profissionalização e
modernização, a avaliação de desempenho é obrigatória por força de lei durante o período de estágio
probatório, ou seja, nos 3 primeiros anos em que o servidor está se adaptando ao novo cargo e
instituição em que ingressou. Nessa fase inicial, o desenvolvimento de competências impacta
diretamente na adaptação do servidor ao seu novo ambiente organizacional, e, em última análise, em
sua produtividade e motivação. Assim, o presente trabalho busca demonstrar como a gestão por
competências pode contribuir na proposição de um instrumento de avaliação de desempenho a ser
aplicado durante o estágio probatório, mais especificamente no âmbito dos servidores técnicoadministrativos
da Universidade de Brasília (UnB). Caracterizado como pesquisa quali-quantitativa,
este trabalho trata de um estudo de caso único de caráter descritivo, iniciado a partir da revisão
bibliográfica sobre a temática da avaliação de desempenho e da gestão por competências, incluindo os
marcos legais que referendam as práticas de avaliação de desempenho nas instituições públicas
federais. Em seguida foi realizada análise documental para comparação de instrumentos aplicados
atualmente nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, possibilitando a estratificação dos
fatores encontrados em competências de maior frequência. Essas, num segundo momento, foram
levadas a campo através de pesquisa junto a servidores e gestores, no intento de avaliar a importância
e domínio de cada uma delas por parte dos profissionais em fase de estágio probatório. Os resultados
demonstraram que a avaliação de desempenho é considerada fundamental por servidores e gestores
durante o estágio probatório, e que as competências atualmente utilizadas são, de fato, as mais
importantes para o bom desempenho do servidor. Porém, de outra parte, ficou claro que o instrumento
utilizado na UnB é passível de refinamento, uma vez que a amostra relatou problemas como o baixo
estímulo ao feedback entre servidores e gestores e a associação mais forte entre avaliação de
desempenho e estabilidade no serviço público, em detrimento do real desenvolvimento das
competências por parte do profissional. Diante dos achados, foi possível propor um novo instrumento
de avaliação de desempenho capaz de alinhar a legislação vigente aos preceitos da gestão por
competências, tornando a prática da avaliação mais efetiva quanto ao estímulo ao desenvolvimento de
competências essenciais e, em última análise, ao alcance da visão organizacional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho por competências : proposta de instrumento para o estágio probatório em uma IESP | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão por competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio probatório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The evaluation of human performance at work has been receiving increasing attention in academia and
management practices. In the scope of the federal public service, which seeks constant
professionalisation and modernization, performance evaluation is obligatory by law during the
probationary period, that is, in the first 3 years in which the server is adapting to the new position and
institution where he joined. In this initial phase, the development of competencies directly impacts on
the adaptation of the server to its new organizational environment, and, ultimately, on its productivity
and motivation. Thus, the present work seeks to demonstrate how competence management can
contribute to the proposition of a performance evaluation instrument to be applied during the
probationary stage, more specifically within the scope of the technical-administrative servants of the
University of Brasília (UnB). Characterized as a qualitative-quantitative research, this paper deals with
a unique case study of a descriptive character, started from the bibliographic review on the subject of
performance evaluation and management by competences, including legal frameworks that refer to the
evaluation practices of performance in federal public institutions. Then, a documentary analysis was
performed to compare the instruments currently applied to public higher education institutions in
Brazil, enabling the stratification of the factors found in higher frequency competences. These, in a
second moment, were taken to the field through research with servers and managers, in an attempt to
evaluate the importance and mastery of each of them by the professionals in the stage of probation.
The results demonstrated that performance evaluation is considered fundamental by servers and
managers during the probationary period, and that the competencies currently used are, in fact, the
most important ones for the good performance of the server. However, on the other hand, it was clear
that the instrument used in the UnB can be refined, since the sample reported problems such as the low
stimulus to feedback between servers and managers and the stronger association between performance
evaluation and stability in the public service, to the detriment of the real development of the
competences by the professional. In view of the findings, it was possible to propose a new
performance evaluation instrument capable of aligning the current legislation with the precepts of
management by competencies, making the evaluation practice more effective in stimulating the
development of essential competences and, ultimately, in the scope organizational vision. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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