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2019_LigiaAbreuGomesCruz.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Juliana Barreiros-
dc.contributor.authorCruz, Ligia Abreu Gomes-
dc.date.accessioned2019-08-22T20:22:28Z-
dc.date.available2019-08-22T20:22:28Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.date.submitted2019-02-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Ligia Abreu Gomes. Ajude a organização a ajudar o meio ambiente: o contexto organizacional na promoção do comportamento pró-ambiental. 2019. xi, 184 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35341-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA cobrança pela sustentabilidade ambiental corporativa vem crescendo no Brasil, tanto em decorrência de regulamentações, quanto pelo diferencial competitivo que oferece a um mercado cada vez mais orientado para o desenvolvimento sustentável. A transição para esse modelo de produção está intimamente ligada à mudança comportamental. No entanto, pesquisas para orientar a gestão de pessoas para a sustentabilidade ambiental nas organizações são incipientes ou mesmo ausentes. Considerando essa lacuna, teórica e prática, nasceu um campo de intersecção entre psicologia ambiental e organizacional, a psicologia do corporate greening. Com o intuito de contribuir com esse campo, a presente tese tem como objetivo investigar o efeito do contexto organizacional nas intervenções pró-ambientais. Assim, trabalha com intervenções nas quais o comportamento-alvo são os comportamentos pró-ambientais no trabalho, o contexto são as organizações e o público-alvo, os funcionários. Partindo da popularidade da comunicação pró-ambiental, foi proposto um modelo de pesquisa que desenha o efeito moderador das variáveis credibilidade organizacional, cultura organizacional green e relação afetiva com a natureza, no impacto sobre o comportamento pró-ambiental e a cidadania organizacional ambiental de uma comunicação que manipula a percepção de controle comportamental. Com o objetivo de aprofundar e testar esse modelo, três Estudos foram propostos. O Estudo 1 realizou uma revisão bibliométrica e uma meta-análise para comparar o tamanho de efeito de intervenções para a promoção do comportamento pró-ambiental no contexto organizacional e, ao mesmo tempo, identificar aspectos que moderaram o tamanho desse efeito. A revisão sistemática demonstrou que a literatura em questão é predominantemente laboratorial e W.E.I.R.D.(amostragem de países Western, Educated, Industrialized, Rich e Democatric). Os resultados da meta-análise refletiram esse fato. Intervenções realizadas com elementos de pesquisa clássica laboratorial obtiveram maiores tamanhos médios de efeito do que intervenções em campo, principalmente com a manipulação de influência social. No entanto, a diferença entre o tamanho médio de efeito desses dois grupos de estudos não foi substancial. O Estudo 2 teve como objetivo propor uma medida para o construto de responsabilidade ambiental corporativa, como representante de práticas culturais green, no contexto brasileiro. Assim, uma escala foi desenvolvida e foram encontradas evidências de validade de uma estrutura unifatorial, correlacionada a variáveis convergentes e preditivas da literatura de corporate greening. Por outro lado, a opção multidimensional do construto, conforme defendido na literatura, não obteve confirmação empírica. Finalmente, no Estudo 3, o modelo de pesquisa foi testado por meio de um quase-experimento em campo. A intervenção pró-ambiental, que utilizou prompts, resultou em uma mudança na percepção e auto-avaliação da cidadania organizacional ambiental. Ainda, esse efeito foi moderado pelas percepções sobre a responsabilidade ambiental corporativa e sobre o próprio comportamento ecológico, de forma que tanto variáveis individuais, quanto contextuais, contribuíram para o impacto da intervenção. O efeito moderador desse tipo de variáveis ainda precisa ser averiguado, incluindo-se outras variáveis do modelo que não demonstraram correlação possivelmente em função de vieses de amostra e da coleta. Em conjunto, os resultados atingem os objetivos propostos ao longo da tese, ao reunir evidências do efeito de interação entre o contexto organizacional e as intervenções pró-ambientais. Além disso, os Estudos contribuem com a literatura do corporate greening, em especial, com a revisão sistemática, a elaboração de uma medida de responsabilidade ambiental corporativa e a tradução e uso de escalas internacionais de cidadania ambiental organizacional, relação afetiva com a natureza e credibilidade organizacional. Ainda, são discutidas questões como: a pertinência e adaptação dos conceitos de cidadania organizacional ambiental e cultura organizacional green para o Brasil; a adequação da medida uni ou multidimensional do comportamento pró-ambiental; e o efeito de spillover em experimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAjude a organização a ajudar o meio ambiente : o contexto organizacional na promoção do comportamento pró-ambientalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subject.keywordMudanças comportamentaispt_BR
dc.subject.keywordPsicologia ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1There has been increasing pressure for corporate environmental sustainability in Brazil, as a consequence of legal regulations and competitive advantage in a market increasingly oriented towards sustainable development. Shifting to this production model is a task closely related to behavioral change. However, researches to guide people management´s practices in organizations, designed for environmental sustainability, are rare or even absent from literature. Considering this gap, both theoretical and practical, an intersection field was derived from environmental and organizational psychology, the psychology of corporate greening. With the purpose of playing a role in this field, the present dissertation´s objective is to investigate the effect of organizational context on pro-environmental interventions. Specifically, when these interventions aim at pro-environmental behavior at work, in organizational context and target the employees. Based upon pro-environmental communication popularity, a research model was proposed. The model describes the moderation effect of organizational trustworthiness, green organizational culture and affect towards nature, on the impact on environmental organizational citizenship and pro-environmental behavior caused by a pro-environmental communication that manipulates perceived behavioral control. To further investigate and test this model, tree Studies were proposed. Study 1 conducted a bibliometric review and a meta-analysis, to compare the effect size of pro-environmental interventions in the workplace and, at the same time, identify aspects that might play a moderation role in the effect size. The systematic review showed that literature is mostly composed by laboratorial and W.E.I.R.D (sampling from Western, Educated, Industrialized, Rich and Democatric countries) studies, and meta-analysis results reflect that fact. Interventions conducted with classic laboratorial research elements got larger effect sizes than field studies, especially when manipulating social influence. However, the difference in effect size between these two groups of studies was not substantial. Study´s 2 objective was to develop a measure of corporate environmental responsibility construct, as a representative of green organizational culture practices in Brazilian context. Therefore, a scale was developed and evidences for its validity were found, regarding a unifactorial structure correlated to convergent and predictive variables derived from corporate greening literature. Moreover, a multidimensional option of the construct, as proposed by literature, was not empirically confirmed. Finally, in Study 3, the research model was tested, by a quasi-experiment in the field. The proenvironmental intervention (i.e.: prompts) resulted in a change in perception and self-evaluation on environmental citizenship. Also, this effect was moderated by the perceptions of corporate environmental responsibility and of one´s own ecological behavior, indicating that individual and contextual variables together contributed to intervention´s effect. The moderation effect of these kind of variables still needs to be addressed, by the inclusion of the remaining variables in the model, which did not indicated correlation possibly due to sampling and data collection bias. Taken together, the results achieve the dissertation´s objectives, as they gather evidences of the interaction effect between organizational context and pro-environmental interventions. The Studies contribute with the corporate greening literature, specially, because of the systematic review, the development of a corporate environmental responsibility measure, and the translation and use of international scales such as environmental organizational citizenship, affect towards nature and organizational trustworthiness measures. Also, the results raise issues regarding: the adequacy and adaptation of environmental citizenship and green organizational culture constructs to Brazil´s reality; measuring pro-environmental behavior in a uni or multidimensional basis; spillover effects in experiments.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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