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2019_FabíolaRibeirodeSouza.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
dc.contributor.authorSouza, Fabíola Ribeiro de-
dc.date.accessioned2019-08-15T18:32:05Z-
dc.date.available2019-08-15T18:32:05Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.date.submitted2019-02-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Fabíola Ribeiro de. Compensação e emoções de pessoas com deficiência intelectual em posições valorizadas socialmente. 2019. xvi, 183 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35288-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo analisamos emoções de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) orgânica para averiguar relações com a compensação/supercompensação, teorização que defende a possibilidade de que alcancem os mesmos objetivos sociais das de Desenvolvimento Típico (DT). Foram desenvolvidos dois estudos de caso com jovens diagnosticados com Síndrome de Down (SD) que ocupam posições valorizadas socialmente. Aplicou-se o Método Dialógico para o Estudo das Emoções em Narrativas com produção de dados em experiências espontaneamente narradas. No processo, a pesquisadora ficou à disposição dos participantes por cinco dias para que abordassem assuntos do seu interesse, realizando três entrevistas formais: uma aberta, para levantamento das experiências; e duas episódicas para aprofundamento e conferência das informações com anotações em diário de campo. Realizou-se a Análise Dialógico-Temática para o Estudo das Emoções em Narrativas que consiste na transcrição e leitura dos dados, concomitante com a escuta do material áudio visual; construção de texto sobre o contexto cultural; identificação dos temas, ou seja, assuntos e significados correspondentes; paráfrases dos enunciados para se incluir as ações expressivas; nomeação, codificação e aglutinação dos temas em seis episódios, caracterizados por ações/experiências centrais em relação dinâmica. Estes episódios foram elevados a categorias centrais de análise como Posições em Episódios Experienciais, sendo nomeados, codificados e descritos em textos narrativos. Para interpretação das emoções e significados das posições introduziu-se ao método a leitura apreciativa para indicadores de emoções em narrativas, interpretadas com o apoio de quadro analítico com registro dos temas relacionais e componentes do processo emotivo, incluindo-se ações expressivas concomitante com o discurso. Os conceitos de emoção/sentimentos se apoiaram nas contribuições das escalas Core Relational Theme (Tema relacional Principal) (TRP), e a Geneva Affect Label Code (Escala de classificação afetiva de Geneva), adaptados para a pesquisa. A relação com a compensação foi analisada considerando o perfil comportamental da SD e as posições assumidas pelos participantes. Defende-se a tese de que o desenvolvimento compensatório depende de processos emotivos gerados nas relações interpessoais, em oportunidades de mediação implícita na coexistência/participação com pessoas de desenvolvimento típico e atípico. As relações interpessoais geram fortes processos emotivos que energizam a conduta para a realização de atuações que requerem habilidades em Funções Executivas (FE) dificultadas pelo Desenvolvimento Atípico (DA), cujo alcance depende da qualidade e quantidade de acesso a coletividades e bens culturais. As relações interpessoais cultivadas ao longo da vida se revertem no principal motivador afetivo para o desenvolvimento por meio de ações apaixonadas voltadas para o bem-estar social e coletivo, de caráter ativista, mediados por significados virtuosos. Nestas condições de socialização, características que evidenciam a gravidade da DI em testes transversais assumem o sentido de peculiaridades, pois são significadas como atributos ímpares, positivos, tanto pela pessoa com SD quanto pelas com quem age conjuntamente. Este epifenômeno, que nomeamos de singularidades ou efeito singular, facilita o desenvolvimento compensatório por meio de trocas subjetivas, impulsionando o desenvolvimento da pessoa com SD e dos indivíduos com quem convive.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompensação e emoções de pessoas com deficiência intelectual em posições valorizadas socialmentept_BR
dc.title.alternativeCompensation and emotions of people with inteletual disability in socially vallued positionspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this study, we analyzed the emotions of people with organic Intellectual Disability in order to investigate its relation to compensation/overcompensation in a theorization that claims the possibility that these individuals can achieve the same social goals as those with Typical Development. Two case studies were developed with young people diagnosed with Down syndrome who occupy socially valued positions. The Dialogical Method to the Study of Emotions in Narratives was used with data production in spontaneously narrated experiences. In this process, the researcher made herself available to the participants for five days so they could discuss subjects and show things of their own interest, accomplishing three formal interviews, recorded and filmed: an open-ended, to investigate their main experiences; and two episodic ones for deepening and checking information. The data was submitted to a Dialogic-Thematic Analysis for the Study of Emotions in Narratives. This consists in the transcription and reading of the data, concomitant with the listening of the audio and visual material; text production on the cultural context; identification of the themes which means finding corresponding subjects and meanings; paraphrases of the utterances to include expressive actions; naming, coding and agglutination of themes in six episodes, characterized by central actions/experiences in dynamic relation. These episodes were elevated to central categories of analysis as Positions in Experiential Episodes, being named, codified and described in narrative texts. To interpret the emotions and meanings of the positions, the analytical framework Appreciative Reading for Emotion Indicators in Narratives was introduced to the method in regard to relational themes and components of the emotional process, including the record of expressive actions connected with the speech. The concepts of emotions/feelings were based on the contributions of the Core Relational Theme (Lazarus, 2006b, p.16) and the Geneva Affect Label Code (Scherer, 2005), both adapted for the research. The relationship with the compensation was analyzed considering the behavioural profile of people with Down syndrome and the positions assumed by the participants in the narratives. The thesis sustained is that the compensatory development depends on the emotional processes generated in interpersonal relationships; in opportunities of implicit mediation; and in coexistence and participation with people of typical and atypical development. Interpersonal relationships generate strong emotional processes that energize the conduct to perform actuations that require skills in Executive Functions hampered by Atypical Development, whose scope depends on the quality and quantity of access to collective and cultural assets. Interpersonal relationships cultivated throughout life become the main affection motivator for development through passionate actions towards social and collective welfare, of an activist character, mediated by virtuous meanings. In these socialization conditions, characteristics that show Intellectual Disability severity in cross-sectional tests take on the sense of peculiarities, for they are signified as odd and positive attributes, both by the person with Down syndrome and by those with whom he or she act together. This epiphenomenon, here called uniqueness or unique effect, facilitates the compensatory development through subjective exchanges, boosting the development of the person with Down syndrome and the individuals with whom they relate.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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