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2019_YaraDiasFortuna.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmarza, Sara-
dc.contributor.authorFortuna, Yara Dias-
dc.date.accessioned2019-08-07T17:57:23Z-
dc.date.available2019-08-07T17:57:23Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.date.submitted2019-03-22-
dc.identifier.citationFORTUNA, Yara Dias. Sob os olhos: fotografia, memória e representação social na trilogia de Isabel Allende. 2019. 132 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35236-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a fotografia como meio de recomposição da memória e da identidade na obra da escritora chilena Isabel Allende, sendo considerada como objeto que contribui para a construção dos modos de representação social. O problema que proponho investigar é de que modo se articulam as relações entre a fotografia e a memória e sua confluência para os modos de construção da representação social, tendo a literatura como mediadora hermenêutica na análise dos sentidos resultantes dessas relações. Trabalho com a hipótese de que a fotografia é o objeto-memória por excelência, tese reforçada por estudiosos como Phillipe Dubois, Boris Kossoy e Míriam Moreira Leite. O recorte literário (corpus analítico) que delimita o estudo do tema escolhido contempla as obras A casa dos espíritos (2011), Filha da fortuna (2000) e Retrato em sépia (2011), de Allende, que exploram significativamente as relações descritas no problema de pesquisa, afora o tratamento específico da fotografia como objeto evocador de lembranças e meio restaurador de identidades. Exploro ainda narrativas de outros escritores, como o angolano José Eduardo Agualusa e o argentino Julio Cortázar, na medida em que servem de contraponto para a literatura de Allende e iluminam os aportes teóricos que dão suporte ao trabalho investigativo. O mergulho na análise da imagem fotográfica e suas particularidades encontra suporte em teóricos como Roland Barthes e Susan Sontag, incluindo ainda confluências com os pensamentos de André Bazin e Henri Cartier-Bresson sobre o tema. Para o estudo da relação entre os processos mnêmicos, fotográficos e identitários no âmbito da práxis, considera-se o conceito de representação social explorado por Serge Moscovici. A investigação sobre o funcionamento dos processos mnêmicos e sua relação com a imagem e o texto literário se apoia, sobretudo, nos estudos desenvolvidos por Paul Ricoeur em A memória, a história, o esquecimento, em que o filósofo enfatiza a constituição icônica da memória e, ainda, demonstra como o texto literário dá a ver, enquanto a imagem, por seu turno, pode ser lida.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSob os olhos : fotografia, memória e representação social na trilogia de Isabel Allendept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordAllende, Isabel, 1942- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentação socialpt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as theme the photography as a mean to recover memory and identity in the work of Chilean writer Isabel Allende, being considered as an object that contributes to constructing modes of social representation. The problem I propose to investigate is how the relationship between photography and memory is structured and its connection to the modes of constructing social representation, having literature as a hermeneutic mediator in the analysis of the senses resulting from these relationships. I work with the hypotheses that photography is the memory object par excellence, a view reinforced by scholars such as Phillipe Dubois, Boris Kossoy and Míriam Moreira Leite. The analytical corpus that defines the chosen study topic contemplates the works The House of the Spirits (2011), Daughter of Fortune (2000) and Portrait in Sepia (2011), by Allende. They significantly explore the relationships described in the research problem, in addition to the specific treatment of photography as an object that evokes memories and a restorer of identities. I also explore narratives by other writers, such as Angolan José Eduardo Agualusa and Argentinian Julio Cortázar, as they serve as counterbalance to Allende’s literature and shed light into the theoretical contributions that support the investigative work. Diving into the analysis of photographic images and their particularities finds support in the ideas of theorists Roland Barthes and Susan Sontag, including also confluences with André Bazin’s and Henri Cartier-Bresson’s thoughts on the topic. The concept of social representation explored by Serge Moscovici was considered to study the relationship among mnemic, photographic and identity processes concerning the praxis. The investigation about the dynamics of mnemic processes and its relationship with the image and the literary text is supported, mostly, in the studies developed by Paul Ricoeur in Memory, History, Forgetting, where the philosopher emphasizes the iconic constitution of memory and demonstrates how literary texts are revealed, while images, in turn, can be read.pt_BR
dc.description.abstract2Esta exposición tiene como tema la fotografía como medio de recomposición de la memoria e identidad, en la obra de la escritora chilena Isabel Allende, siendo considerada como elemento que contribuye a la construcción de las formas de representación social. La problemática que propongo investigar es de qué modo se articulan las relaciones existentes entre la fotografía y la memoria, y su confluencia con los modos de construcción de representación social, y por otro lado de la literatura, como hermenéutica mediadora, en el análisis de los resultados que se originan de estas relaciones. Basándome en la hipótesis de que la fotografía es el objeto-memoria por excelencia, - tesis reforzada por estudiosos como Phillipe Dubois, Boris Kossoy y Míriam Moreira Leite. El recorte literario (corpus analítico) que bordea el tema escogido de este estudio, incluye las obras: La casa de los espíritus (2011), Hija de la Fortuna y Retrato en sepia (2011), de Allende, que exploran de manera significativa las relaciones descritas en esta temática investigativa, independientemente del tratamiento específico de la fotografía como objeto evocador de recuerdos y medio restaurador de identidades. Incursiono, además en obras literarias, como la del angolano José Eduardo Agualusa, y el argentino Julio Cortázar, las cuales sirven como contrapunto a la literatura de Allende e iluminan los aportes teóricos que sirven de base para el trabajo de investigación. La inmersión en el análisis de la imagen fotográfica, y de sus características, es apoyada por teóricos como Roland Barthes y Susan Sontag, denotando convergencias con los pensamientos de André Bazin y Henri Cartier-Bresson sobre el tema. Para el análisis de la relación entre los procesos mnémicos, fotográficos y de identidad en el ámbito de la praxis, se considera el concepto de representación social abordado por Serge Moscovici. La investigación sobre el funcionamiento de los procesos conmemorativos y su relación con la imagen y el texto literario, se basan principalmente en estudios desarrollados por Paul Ricoeur, en La memoria, la historia, el olvido, en la que el filósofo hace hincapié en la formación de la memoria icónica y además, demuestra como el texto literario permite ser visualizado y, a su vez, la imagen puede ser leída.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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