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2018_ÍgorSiqueiraMacedo.pdf14,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Fernando Martins-
dc.contributor.authorMacedo, Ígor Siqueira-
dc.date.accessioned2019-07-18T21:06:38Z-
dc.date.available2019-07-18T21:06:38Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.date.submitted2018-07-26-
dc.identifier.citationMACEDO, Ígor Siqueira. Estudo da aplicabilidade de misturas de açobrita com solos tropicais típicos de Minas Gerais em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários. 2018. xxi, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35116-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO coproduto da indústria siderúrgica gerado durante o processo de produção do aço, o agregado siderúrgico denominado açobrita, foi desenvolvido pela siderurgia a partir das escórias de aciaria, após beneficiamento, onde são realizadas operações de resfriamento controlado, britagem, peneiramento e separação magnética das partes metálicas, enquadramento numa granulometria definida e estabilização volumétrica, processada com finalidade de tomar-se um material eficaz, quando utilizado em substituição ao agregado convencional e diminuir os impactos ambientais gerados pelo processo industrial. Ressalta-se que o estado de Minas Gerais concentra o maior número de parques siderúrgicos do país, destacando-se como a maior produção de aço bruto e consequentemente o maior gerador de escória de aciaria nacionalmente. Neste sentido, esta dissertação visa à avaliação ca aplicabilidade de misturas de açobrita com solos tropicais típicos de Minas Gerais em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários, contribuindo para uma linha de pescuisa desenvolvida por meio de parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, o Instituto Aço Brasil - IABR e a Universidade de Brasília - UnB, que busca avaliar e orientar parâmetros estabelecidos em normativos do DNIT que padronizam o uso sistemático deste produto no Brasil. Para este fim, o programa experimental relativo aos ensaios geotécnicos de laboratório foi definido incluindo a caracterização do açobrita, do solo tropical e de três misturas destes dois, nas proporções: 40% açobrita + 60% solo (M4060), 50% açobrita + 50% solo (M5050) e 60% açobrita + 40% solo (M6040). Além dos ensaios de caracterização, foram determinados os potenciais de expansão do açobrita e das misturas através do método ME - 113 (DNIT, 2009), adaptado do método PTM 130, e verificada a viabilidade econômica da aplicabilidade do açobrita e das misturas em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários, através da metodologia preconizada pelo Sistema de Custo Referenciais de Obras (SICRO). Os resultados obtidos mostram a aplicabilidade do açobrita e das misturas, que possuem características e expansibilidade adequadas a utilização em obras rodoviárias e apresentam comportamento desejado quando utilizado com esta finalidade, caracterizando-se, ainda, como um material economicamente mais vantajoso quando comparado com o agregado convencional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo da aplicabilidade de misturas de açobrita com solos tropicais típicos de Minas Gerais em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAçobritapt_BR
dc.subject.keywordSolos tropicaispt_BR
dc.subject.keywordPavimentos rodoviáriospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAlbuquerque, Fernando Silva-
dc.description.abstract1The co-product of the Steel industry generated during the produetion of Steel, the Steel aggregated called Steel-gravei, was developed by the Steel industry from Steel slag after Processing, where operations are made to the controlled cooling, crushing, sieving and magnetic separation of the metallic parts, framed in a def.ned granulometry and volumetric stabilized, processed in order to become an effective material when used in substitution of the eonventional aggregate and reduee the environmental impacts generated by the industrial process. It is noteworthy that the State of Minas Gerais concentrates the largest number of Steel parks in the country, standing out as the largest crude Steel produetion and consequently the largest generator of slag nationally. In this sense, this thesis aims at evaluating the applicability of the mixture of steel-gravel and tropical soils typical of Minas Gerais in layers of base and sub-base of road pavements, contributing to a line of research developed through a partnership with between the National Department of Infrastructure of Transport - DNIT, the Brazil Steel Institute - IABR and the University of Brasília - UnB, which seeks to evaluate and guide the parameters established in the DNIT regulations that standardize the systematic use of this produet in Brazil. To this end, the experimental program for geotechnieal laboratory tests was defmed including the characterization of the steel-gravel, the tropical soil as well as the blends of them, in the proportions: 40% steel-gravel + 60% soil (M4060), 50% steel-gravel + 50% soil (M5050) and 60% steel-gravel + 40% soil (M6040). In addition to the testing of characterization, it was determined the potential for expansion of the steel-gravel and the mixtures by the method ME - 113 (DNIT, 2009), adapted from the method PTM 130, and verified the economic viability of applicability of steel-gravel and mixtures in layers of base and subbase of road pavements, through the methodology recommended by the Referential Costs System of Works (SICRO). The obtained results prove the applicability of the steel-gravel and the mixtures, which have characteristics and expansion adequate use on road works and exhibit desired behavior when used for this purpose, further characterize it as an economically more advantageous material when compared to eonventional aggregate.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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