Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34927
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaAparecidaSerêjodeSouza.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação do/a pedagogo/a no Distrito Federal : o lugar da educação não escolar nos currículos de pedagogia
Autor(es): Souza, Mariana Aparecida Serêjo de
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Pedagogos - formação
Pedagogos - atuação profissional
Pedagogia - estudo e ensino
Data de publicação: 18-Jun-2019
Referência: SOUZA, Mariana Aparecida Serêjo de. Formação do/a pedagogo/a no Distrito Federal: o lugar da educação não escolar nos currículos de pedagogia. 2018. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa "Profissão Docente, Currículo e Avaliação" do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, realizado sob a orientação da Prof.ª Dra. Lívia Freitas Borges Fonseca, líder do Grupo de Pesquisa "Currículo: Teorias e Práticas". O objetivo geral da dissertação é analisar como a educação não escolar é abordada nos projetos curriculares do curso de Pedagogia de instituições de ensino superior do Distrito Federal. A motivação para o estudo surgiu, notadamente, das experiências profissionais da pesquisadora, que atua como pedagoga em instituição da Justiça Federal. Nesse sentido, a problemática que propomos é: "Como as instituições de ensino superior do Distrito Federal abordam a educação não escolar nas propostas curriculares do Curso de Pedagogia?". Para iniciar a construção analítica, partimos do pressuposto de que a dimensão não escolar ainda é incipiente na organização curricular dos cursos, tendo em vista as diversas exigências formativas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Com vistas a buscar caminhos que colaborem para corroborar ou não esse pressuposto, foram delimitados três eixos de análise que orientaram o processo investigativo: educação não escolar, formação do/a pedagogo/a e currículo. Como marco temporal, consideramos o período de 2006 a 2016, tendo por base dez anos de edição das diretrizes da Pedagogia. A proposta metodológica, de cunho qualitativo, é estruturada em dois momentos: 1) pesquisa bibliográfica, na qual se apresentam o estado do conhecimento (resultado de buscas em plataformas que congregam dissertações, teses, publicações de eventos científicos) e a revisão bibliográfica, destacando-se autores ligados aos eixos teóricos: educação não escolar, formação do/a pedagogo/a e currículo; e 2) pesquisa documental, incluindo os projetos pedagógicos do curso de Pedagogia (e outros documentos relacionados) de instituições do Distrito Federal com Conceito Preliminar de Curso igual ou superior a três além dos editais de concursos públicos para o cargo de pedagogo/a que não esteja ligado a funções docentes na educação básica. Para examinar os documentos, utilizamos o método ―análise de conteúdo‖, a partir do qual foram estabelecidas categorias para avaliar as informações. Após as análises, considerando o contexto da pesquisa, chegamos ao entendimento de que as instituições de ensino formam o/a pedagogo/a docente, em atenção às diretrizes do curso de Pedagogia e sinalizam para os espaços de atuação profissional além da escola, especialmente ao delinearem disciplinas e estágios supervisionados que contemplam esse campo. Os concursos públicos, por sua vez, esperam que o/a pedagogo/a desenvolva seu trabalho na área de formação profissional e desenvolvimento das organizações. Assim, não há total convergência entre a formação inicial e a expectativa do mercado na esfera pública. Por fim, compreendemos que a formação inicial do/a pedagogo/a, apesar de algumas ressalvas, apresenta elementos que nos permitem vislumbrar ―lugares‖ para a educação não escolar nos currículos do curso de Pedagogia do Distrito Federal.
Abstract: This study is linked to the research line "Teaching Profession, Curriculum and Assessment" of the Graduate Program in Education of the University of Brasilia, conducted under the guidance of Prof. Lívia Freitas Borges Fonseca, leader of the Research Group "Curriculum: Theories and Practices". The general objective of the dissertation is to analyze how non-school education is addressed in the curricular projects of the Pedagogy course of higher education institutions of the Federal District. The motivation for the study arose, in particular, from the professional experiences of the researcher, who acts as a pedagogue in non-school space. In this sense, the problem we propose is: "How do the higher education institutions of the Federal District approach non-school education in the curricular proposals of the Pedagogy Course?". To begin the analytical construction, we assume that the non-school dimension is still incipient in the curricular organization of the courses, considering the various formative requirements established by the National Curricular Guidelines of the Pedagogy Course. With a view to searching for ways that collaborate to corroborate this presupposition or not, three axes of analysis were delineated that guided the entire investigative process: non-school education, teacher training and curriculum. The qualitative methodological proposal is structured in two moments: 1) bibliographic research, which presents the state of knowledge (results of searches in platforms that congregate dissertations, theses, publications of scientific events) and bibliographical review, highlighting - authors related to the theoretical axes: non-school education, teacher training and curriculum; and 2) documentary research, including the pedagogical projects of the Pedagogy course (and other related documents) of institutions of the Federal District with a Preliminary Concept of Course equal to or greater than three in addition to the notices of public tenders for the position of pedagogue that does not is linked to teaching functions in basic education. To examine the documents, we used the "content analysis" method, from which categories were established to evaluate the information. After the analysis, considering the context of the research, we come to the understanding that the educational institutions form the pedagogical teacher, in accordance with the guidelines of the Pedagogy course and they indicate to the spaces of professional performance beyond the school, especially to delineate disciplines and supervised internships that contemplate this field. Public tenders, in turn, expect the pedagogue to develop his / her work in the area of professional training and organizational development. Thus, there is no total convergence between initial training and market expectations in the public sphere. Finally, we understand that the initial formation of the pedagogue, despite some caveats, presents elements that allow us to glimpse "places" for non-school education in the curricula of the Pedagogy course of the Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.