Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Ana Flávia Granja e | - |
dc.contributor.author | Anselmi, Marcela Braga | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T19:46:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T19:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.citation | ANSELMI, Marcela Braga. Conflictive climate governance architecture: an analysis of the climate negotiations under the international civil aviation organization (ICAO). 2018. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34864 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte aéreo internacional contribui fortemente para as mudanças climáticas antropogênicas.
Estudos estimam que entre 2% e 3% das emissões globais de CO2 proveem da aviação,
com projeções de quase dobrar este número no médio prazo, se ações de mitigação não forem
adotadas. O regime internacional de mudanças climáticas, alicerçado na Convenção-Quadro
das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e no Protocolo de Quioto (CQNUMC), transferiu
o mandato negociador de um acordo para reduzir as emissões da aviação para a Organização
de Aviação Civil Internacional (OACI). Argumenta-se que o mandato explícito provido
pelo Protocolo de Quioto desencadeou uma interação institucional entre a CQNUMC e a OACI
que gerou uma arquitetura de governança climática conflitiva. Embora os membros sejam os
mesmos, e tanto a OACI quanto a CQNUMC façam parte do sistema das Nações Unidas, os
mandatos são guiados por princípios distintos. Enquanto a CQNUMC está baseada no princípio
das Reponsabilidades Comuns porém Diferenciadas, a OACI é uma organização guiada pelo
princípio da não-discriminação, na qual atores não-estatais (i.e. indústria) têm voz ativa. O Mecanismo
de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA, da
sigla em inglês) é a resposta do setor para o regime internacional de mudanças climáticas, constituindo-
se como uma medida custo-eficiente que visa diminuir o custo econômico para a indústria.
Dessa maneira, a transferência das discussões para outro fórum, no qual as preocupações
de mercado do setor são um fator preponderante, contribuiu para consolidar a lógica do
ambientalismo liberal na OACI. Portanto, o principal objetivo desta dissertação é analisar o
desenvolvimento do processo negociador na OACI no que se refere às medidas e às políticas
voltadas à redução das emissões de CO2 do transporte aéreo internacional. Foram analisadas
fontes primárias de documentos produzidos pela OACI, como resoluções e declarações, assim
como documentos de posicionamento de países e atores não estatais. Uma revisão bibliográfica
sobre cooperação internacional, multilateralismo, governança global e organizações internacionais
também foi desenvolvida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conflictive climate governance architecture : an analysis of the climate negotiations under the international civil aviation organization (ICAO) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aéreo internacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redução das emissões de CO2 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança climática conflitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientalismo liberal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The international air transport is a great contributor for the Anthropogenic climate change.
Some studies estimate that between 2% to 3% of the global CO2 emissions stem from the aviation
sector, and these figures can almost double in the mid-term, if no mitigations actions are
taken to curb emissions. The international climate regime, grounded on the United Nations
Framework on Climate Change Convention (UNFCCC) and the Kyoto Protocol, has transferred
the negotiation mandate to address CO2 emissions from the aviation sector to the International
Civil Aviation Organization (ICAO). It is claimed that the explicit mandate provided by the
Kyoto Protocol triggered an institutional interaction between the UNFCCC and ICAO that has
ultimately led to a conflictive climate governance architecture. Although membership of states
is overlapping, and both ICAO and UNFCCC are under the umbrella of the United Nations
system, their mandates are guided by different principles. While the UNFCCC is based on the
principles of Common but Differentiated Responsibilities, ICAO is a technical organization
guided by the principle of non-discrimination, in which non-state actors (i.e. industry) have an
active voice. The Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA)
is the ultimate response from the aviation sector to the international climate regime, intended
to be a cost-efficient measure that diminishes the economic burden to the industry.
Transferring discussions to another forum, where market concerns from the aviation sector were
more preeminent, helped to consolidate the logic of the liberal environmentalism under ICAO.
Therefore, the main objective of this dissertation is to analyze the development of the negotiation
process that took place under ICAO, regarding measures and policies aimed at reducing
the CO2 emissions from the international air transport. To support this research, primary sources
of documents produced by ICAO, such as resolutions and declarations, as well as position papers
presented by state and non-state actors were the basis for the analysis. A literature review
on international cooperation, multilateralism, global governance and international organizations
was also developed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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