Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Lisita, Ana Carolina Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T16:48:50Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T16:48:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-10-10 | - |
dc.identifier.citation | LISITA, Ana Carolina Rocha. Quando crescer quero ser princesa: um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual. 2018. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34835 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | entretenimento, têm como seu principal repertório contos de fadas e princesas, que
são espaços de constituição de identidades de gênero e de construção da
heterossexualidade normativa. A presente dissertação entrecruza os estudos da
Educação da Cultura Visual e os das representações de gênero, transitando através
da retirada das discussões de gênero do Plano Nacional de Educação e a proibição
do uso deste em salas de aula do Brasil. Tendo como objeto de análise inicial os filmes
Aladdin (1992), Mulan (1998), Valente (2012) e Moana (2017), que integram a marca
Princesas Disney, percebe-se que estas obras exercem influência sobre a construção
de gênero no público feminino em idade escolar, sendo filmes que foram se
transformando e mudando ao decorrer dos anos. Sendo assim, estes filmes continuam
com seus princípios excludentes e com um olhar familiarista e colonizador sobre tudo
aquilo que foge do padrão euromericano. Como abordagem metodológica alcunhada
e usada neste processo, os filmes foram levados a dois grupos focais de alunas do
primeiro ano do ensino médio, com faixa etária entre 14 anos e 18 anos, em duas
escolas públicas localizadas em Brasília-DF e Formosa – GO. Foi utilizado como
abordagem metodológica neste processo, o uso do método de conversações e
narrativas visuais produzidas pelas alunas, que possibilitaram criar categorias de
analises e compreender através da perspectiva da Educação da Cultura Visual, como
a noção do olhar acerca dos arquétipos femininos repercutem na formação de
meninas. Esta abordagem metodológica foi importante para perceber o quanto as
meninas possuem dificuldade em diferenciar a forma de se fazer princesa, observado
nos filmes, com a realidade. Com base na análise, conclui-se que educadoras(es),
pesquisadoras(es) culturais e famílias discutam criticamente a influência que a Disney
possui na formação e construção do olhar das meninas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quando crescer quero ser princesa : um estudo de representações fílmicas de gênero feminino sob a perspectiva da educação da cultura visual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Princesas da Disney | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estereótipos de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura visual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The visuals produced by Disney, far from being just entertainment mechanisms, have
as its main repertoire fairy tales and princesses, which are spaces for the constitution
of gender identities and the construction of normative heterosexuality. The following
dissertation crosses the studies of the Visual Culture Education and representations
of gender, transiting through the removal of the gender discussion from the National
Plan of Education and the prohibition of its use in classes in Brazil. The films Aladdin
(1992), Mulan (1998), Valente (2012) and Moana (2017), which are part of the Disney
Princess brand, show that these works have influence on the gender construction in
the female school age public, being films that have been changing over the years.
Thus, these films continue with their exclusionary principles and with a familiaristic and
colonizing look at everything that escapes the euromericano pattern. As a
methodological approach used in this process, the films were taken to two different
groups of students from freshman year - between 14 and 18 years old - in two public
schools located in Brasília-DF and Formosa - GO. It was used as methodological
approach in this process, the use of the method of conversations and visual narratives
produced by the students, making possible to create categories of analysis and to
understand from the perspective of Visual Culture Education, as the notion of the gaze
on the female’s archetypes results in the shaping of the girls mentality. This
methodological approach was important to realize how difficult it is for girls to
differentiate how it is to be a princess, observed in the movies, with reality. Based on
the analysis, it is concluded that educators, cultural researchers and families critically
discuss the influence Disney has on the shaping and construction of the girl’s mentality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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