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Título : Uso de mídias sociais para divulgação voluntária : sentimento na UGC do Facebook e geração de valor para empresas de capital aberto
Autor : Souza, Ilka Gislayne de Melo
Orientador(es):: Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto:: Mídia social
Facebook
Empresas de capital aberto
Interação
Fecha de publicación : 4-jun-2019
Citación : SOUZA, Ilka Gislayne de Melo. Uso de mídias sociais para divulgação voluntária: sentimento na UGC do Facebook e geração de valor para empresas de capital aberto. 2018. 94 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. 2018.
Resumen : Esta pesquisa investigou o uso de mídias sociais, em específico, do Facebook como canal de divulgação voluntária por parte das empresas de capital aberto, como também investigou o produto decorrente da interação dos usuários dessas páginas, que em resposta as postagens das entidades, comentam, curtem e compartilham estas informações. Em linhas gerais o objetivo da pesquisa foi investigar os fatores determinantes de informações voluntárias em mídias sociais e posteriormente identificar se as informações propagadas em canais de mídias sociais foram capazes de gerar valor para as organizações. As informações foram coletadas em termos de volume, bem como de valência (sentimento/polaridade), a amostra foi composta por empresas de capital aberto pertencentes ao índice IBrX 100. Este estudo utilizou análise de painel desbalanceado, compreendendo um período trimestral entre os anos de 2010 a 2016. A tese foi desenvolvida em três artigos. O primeiro estudo investigou quais os fatores determinantes que afetam a divulgação de informações voluntárias em mídias sociais, buscando analisar se a informação voluntária divulgada no Facebook possui os mesmos determinantes que os meios tradicionais. Nesse sentido, variáveis como tamanho, rentabilidade, assimetria de informação e estruturas de dívidas foram testadas. Os resultados apontam que variáveis como tamanho e estrutura de dívida foram significativas para explicar o modelo. Há evidencias que empresas maiores e com maior estrutura de dívida têm uma maior divulgação de informações no Facebook. Em termos de alcance, empresas maiores, menos rentáveis, com uma menor estrutura de dívida e com maior assimetria informacional tem uma maior propagação de suas informações, com seus usuários, gostando, compartilhando e comentando suas postagens. Depois de detectar os principais fatores que levam as empresas a usarem mídias sociais, existe a necessidade de verificar se este uso é eficaz nas atividades das organizações e se realmente essas mídias podem ser capazes de adicionar valor para a empresa, sendo seu uso justificado. Os dois últimos artigos da pesquisa têm como métrica para este valor a receita de venda e o retorno acionário, especificamente, os estudos investigaram a influência do sentimento da UGC do Facebook sobre essas duas variáveis. No segundo artigo ficou evidente que as informações em termos de volume influenciaram as vendas positivamente, como número de postagens e alcance. Para análise em termos específicos de extração de sentimento foi necessário apresentar alguns modelos para melhorar as propriedades da variável, como os resultados foram diferenciados, geraram resultados que consideramos inconclusivos. No terceiro artigo os resultados apontam que em linhas gerais o sentimento na UGC do Facebook, para esta amostra afeta negativamente o retorno acionário. Para análise individual de cada polaridade: positiva, negativa e neutra, foi encontrada significância estatística apenas para a polaridade positiva, que influenciou positivamente o retorno, para as demais polaridades, neutra e negativa, os coeficientes não foram significativos, embora tenham apresentado o sinal esperado. Pelos resultados apresentados não temos evidencias para afirmar que o uso do Facebook agrega valor para as organizações da amostra, visto que os resultados foram pequenos em tamanho de efeito, algo aceitável e já identificado em estudos anteriores. É preciso buscar estes indícios em pesquisas futuras, à medida que o uso de plataformas sociais se consolide para empresas brasileiras.
Abstract: This research investigated the use of social media, specifically, Facebook as a channel for voluntary disclosure by publicly traded companies, as well as investigated the product resulting from the interaction of the users of these pages, which in response to the postings of the entities, comment, enjoy and share this information. In general, the objective of the research was to investigate the determinants of voluntary information in social media and later to identify if the information propagated in social media channels were able to generate value for the organizations. The information was collected in terms of volume, as well as valence (feeling / polarity), the sample was composed of public companies belonging to the IBrX 100 index. This study used unbalanced panel analysis, comprising a quarterly period between the years of 2010 to 2016. The thesis was developed in three articles. The first study investigated the determinants that affect the dissemination of voluntary information in social media, seeking to analyze whether the voluntary information disclosed on Facebook has the same determinants as traditional media. In this sense, variables such as size, profitability, information asymmetry and debt structures were tested. The results indicate that variables such as size and debt structure were significant to explain the model. There is evidence that larger and larger debt companies have greater disclosure of information on Facebook. In terms of reach, larger, less profitable companies with a lower debt structure and greater informational asymmetry have a greater spread of their information, with their users, liking, sharing and commenting on their posts. After detecting the main factors that lead companies to use social media, there is a need to verify if this use is effective in the activities of the organizations and if indeed these media can be able to add value to the company and its use is justified. The last two articles of the research have as a metric for this value the sales revenue and the stock return, specifically, the studies investigated the influence of the UGC feeling of Facebook on these two variables. In the second article it was evident that the information in terms of volume influenced sales positively, such as number of posts and reach. For analysis in specific terms of feeling extraction it was necessary to present some models to improve the properties of the variable, as the results were differentiated, generated results that we considered inconclusive. In the third article the results point out that in general terms the feeling in the UGC of Facebook, for this sample negatively affects the stock return. For the individual analysis of each polarity: positive, negative and neutral, statistical significance was found only for the positive polarity, which influenced positively the return, for the other polarities, neutral and negative, the coefficients were not significant, although they presented the expected signal . From the results presented, we do not have evidence to affirm that the use of Facebook adds value to the organizations of the sample, since the results were small in size of effects, something acceptable and already identified in previous studies. These indications need to be sought in future research, as the use of social platforms consolidates for Brazilian companies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2018
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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