Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34681
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_MariaJuliaGiannasi.pdf
Restrito
3,84 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMueller, Suzana Pinheiro Machado-
dc.contributor.authorGiannasi, Maria Júlia-
dc.date.accessioned2019-05-30T13:51:53Z-
dc.date.available2019-05-30T13:51:53Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.date.submitted1984-12-13-
dc.identifier.citationGIANNASI, Maria Júlia. Ensino de bibliografia: influência do método utilizado no interesse do aluno. 1984. xiv, 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1984.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34681-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1984.pt_BR
dc.description.abstractEstudo da influência do método de ensino, utilizado em Bibliografia, no interesse do aluno. Pretendeu-se estabelecer relação entre a metodologia empregada no ensino da disciplina e o interesse manifesto pelos alunos. Foram utilizados dois questionários para coleta de dados, sendo um deles aplicado a 11 professores de Bibliografia e o outro a 183 alunos de dez escolas que fazem parte do estudo. Para o processamento dos dados, utilizou-se o pacote SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). 0 resultado permitiu observar que professores e alunos de Bibliografia das escolas analisadas estão bastante motivados pela disciplina e que, para isso, influíram outros fatores que não apenas a metodologia: estrutura dos cursos quanto a vinculação acadêmica, turno em que a disciplina e oferecida, carga horária, qualificação do professor associada a tempo dedicado a disciplina e aos alunos fora da sala de aula. Recomenda-se incrementar uma política de qualificação e capacitação docente, a nível dos departamentos e não manter docentes em tempo parcial.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleEnsino de bibliografia : influência do método utilizado no interesse do alunopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBibliografiapt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomia - estudo e ensinopt_BR
dc.description.abstract1A study of the influence of teaching methods used in Bibliography on students’ motivation. The Intention was to establish a relation between the methodology used for instruction ard the motivation shown by the students. Tv;o questionaires were used to collect data, one of which applied to 11 professors of Bibliography and the other to 183 students of the ten schools which took part in the study. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) was used to procesf: data. Fesults permitted to conclude that professors as well as students of Bibliography of the schools under observation, felt motivated in relation to the course and that several other fa.ctors, and not only methodology, influenced their motivation, for example: link to an academic institution; period in which classes are held, day time or evenings, professor's working hours, their qualification and time dedicated to the course and to the student outside the classroom. The development of a qualification program for instructors in the various branches of Library Science is highly recommended. Also, it is recommended to avoid maintaining professors on a partial time schedule.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.