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Título: Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
Autor(es): Josias, Alexandra Fernandes
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo
Turismo - aspectos sociais
Marketing turístico
Imaginário social
Data de publicação: 20-Mai-2019
Referência: JOSIAS, Alexandra F. Pontes, portas, cidades e redes: a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No âmbito do fenômeno social do Turismo, o desafio da construção de imagem dos destinos turísticos brasileiros apresenta-se como um paradoxo, pois o destino ideal parece ser simultaneamente extraordinário e familiar, instigante e acolhedor, peculiar e característico de um modo de ser nacional. Em um mundo em que a figura do estado-nação se fragiliza, levando consigo a contrapartida cultural da identidade de seu povo, trata-se de um grande desafio estratégico para qualquer gestor de imagem e, coerentemente, não há esperança de uma resposta definitiva. A intenção desta dissertação é abrir portas para a visão analítica e o pensamento complexo, buscando aplicá-lo às técnicas e, portanto, fortalecer a ponte entre a teoria e a prática do marketing e da comunicação para o Turismo no Brasil. O problema a ser resolvido diz respeito ao direcionamento estratégico para a construção de imagem das cidades brasileiras como destinos turísticos internacionais. O objetivo proposto é refletir sobre os limites e possibilidades da formação de imagem e dos imaginários desses destinos. O caminho escolhido para essa reflexão é a observação da crescente complexidade na formação dos imaginários turísticos urbanos, tão relevantes para o processo decisório do turista na escolha de seu próximo destino. Tal observação poderá apontar novas conexões e maneiras pelas quais abordagens estratégicas seriam revistas, replicadas ou aperfeiçoadas na visão e na atuação dos agentes de comunicação do trade turístico brasileiro. Sob um enfoque fenomenológico e à luz do pensamento complexo, a metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, a partir da triangulação de dados, cujas fontes foram: a) plano de marketing internacional de turismo – Plano Aquarela – abrangendo a edição original e atualizações; b) plataforma virtual de promoção do “Destino Brasil” (site Visit Brasil, em www.visitbrasil.com); c) Pesquisa de Demanda Turística Internacional, e d) Boletim de Inteligência Competitiva, todos sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur.
Abstract: In the context of Tourism as a social phenomenon, the challenge of constructing an image of Brazilian tourist destinations presents itself as a paradox, since the ideal destination seems to be both extraordinary and familiar, intriguing and welcoming, peculiar and characteristic of a national way of life. In a world where the figure of the nation-state becomes fragile, taking along the cultural counterpart of the identity of its people, it consists in a great strategic challenge for any image manager, and, coherently, there is no hope of a definitive answer. The intention of this dissertation is to open doors to analytical vision and complex thinking, seeking to apply it to techniques and, therefore, to strengthen the bridge between theory and practice of marketing and communication for Tourism in Brazil. The problem to be solved concerns the strategic directions for the construction of Brazilian cities image, as international tourist destinations. The proposed objective is to reflect on the limits and possibilities of the formation of destinations image and imaginaries. The path chosen for this reflection is the observation of the increasing complexity in the formation of the urban tourist imaginaries, so relevant for the decision-making process of the tourist in the choice of its next destination. Such observation may point to new connections and ways in which strategic approaches would be reviewed, replicated or improved in the vision and action of communication agents of the Brazilian tourist trade. Under a phenomenological approach and in the light of complex thinking, the methodology will be the content analysis, from the triangulation of data, whose sources will be: a) international tourism marketing plan – Plano Aquarela - covering the original edition and updates; b) virtual platform to promote "Destino Brasil" (Visit Brasil website, www.visitbrasil.com); c) International Tourism Demand Survey, and d) Competitive Intelligence Bulletin, all under the responsibility of the Brazilian Tourist Board - Embratur.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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