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dc.contributor.advisorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.contributor.authorCastro, Marcus Vinicius de Miranda-
dc.date.accessioned2019-05-09T17:52:55Z-
dc.date.available2019-05-09T17:52:55Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.citationCASTRO, Marcus Vinicius de Miranda. Políticas e práticas estratégicas de gestão de pessoas em organizações públicas: iniciativas organizacionais de favorecimento à implementação. 2018. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34594-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO desafio de implementar práticas típicas do setor privado em organizações públicas se apresenta em vários países do mundo, em um contexto no qual se busca aumentar a eficiência no emprego dos recursos públicos. Constatada a importância estratégica da gestão de pessoas para que se alcance tal objetivo, essas práticas têm recebido renovada atenção tanto da academia como dos praticantes da administração. É necessário, todavia, que se conceda o necessário foco às dimensões estratégica, estrutural e cultural do fenômeno, de modo a viabilizar as alterações organizacionais necessárias para contornar entraves relevantes à efetiva implementação. Por meio da investigação de seis organizações públicas brasileiras bem-sucedidas na implementação de práticas estratégicas de gestão de pessoas, atingiram-se duas finalidades principais: identificaram-se 21 fatores interferentes, nas três dimensões de análise, e 17 iniciativas empreendidas pelas organizações para mitiga-los. Nesse sentido, cumpriu-se neste estudo o objetivo principal de validar dois modelos lógicos. Um compreendendo as relações identificadas entre os fatores interferentes entre si e outro que relacionou as iniciativas estratégicas, estruturais e culturais adotadas por organizações públicas aos fatores complicadores por elas mitigados para favorecer a implementação de políticas e práticas estratégicas de Gestão de Pessoas. Constatadas as numerosas relações existentes entre os fatores interferentes, decidiu-se por dispô-los em rede e aplicar às 62 relações evidenciadas análises de centralidade típicas das redes sociais, tendo em vista identificar os Fatores interferentes de maior relevância. Cinco fatores foram assim priorizados e, em seguida, foram identificadas, entre todas as constantes do estudo, as iniciativas que atuavam com mais reincidência para mitiga-los. Deste modo, identificaram-se as cinco Iniciativas de maior relevância. Da combinação desses achados, elaborou-se um modelo hipotético-dedutivo que sumariza as relações identificadas entre os Fatores interferentes de maior relevância na realidade estudada, além das relações estabelecidas entre as Iniciativas e os Fatores interferentes de maior relevância, enunciando, para cada uma das 21 relações identificadas, uma hipótese a ser avaliada por estudos futuros sobre o campo. Para obter tais resultados, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o emprego sucessivo de entrevistas, pesquisa documental e grupo focal, a fim de coletar opiniões, não apenas do dirigente de Gestão de Pessoas das organizações estudadas, mas também de outros atores organizacionais por ele indicados. Para analisar os resultados, adotou-se a análise de conteúdo, tanto pré quanto pós-categórica, além das análises de centralidade de grau, de intermediação e a centralidade eigenvector, quanto aos fatores interferentes. O trabalho contribuiu academicamente ao suprir uma lacuna e propor novas vias de pesquisa sobre a dinâmica organizacional da implementação de políticas e práticas de GP no setor público, institucionalmente ao proporcionar às organizações públicas um panorama da dinâmica organizacional da implementação da GEP e, profissionalmente, proporcionando um estímulo à reflexão a profissionais de GP interessados em rever sua atuação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas e práticas estratégicas de gestão de pessoas em organizações públicas : iniciativas organizacionais de favorecimento à implementaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.keywordAdministração de pessoalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The challenge of implementing typical practices from the private sector in public organizations is faced by several countries in the world, on a context where the efficiency enhancement in the usage of public resources is aimed. Verified the strategic importance of human resources management to fulfill that goal, these practices have received constant attention from the academic community, as well as from management practitioners. It is necessary, nevertheless, to grant the adequate focus to the strategic, structural and cultural dimensions of the problem, in order to enable the organizational changes needed to work around significant hindrances to effective implementation. Through the investigation of six public organizations that have successfully implemented strategic human resources practices, two main goals have been fulfilled: 21 intervening factors on the three dimensions of analysis as well as 17 initiatives adopted by organizations to mitigate them have been identified. Therefore, the main objective of this study was fulfilled: to frame two logical models. The first comprising the relations between the intervening factors themselves, and the second addressing the relationships between strategic, structural and cultural initiatives taken by public organizations to mitigate the complicating factors and favor the implementation of strategic human resources policies and practices. Found numerous relations between the intervening factors, it was decided to place them as a network and apply centrality analysis, typical to the social network analysis, to the 62 identified connections, in order to detect the Most relevant intervening factors. Thus, five factors were prioritized, and, next, among all initiatives found in this study, those that have more frequently attacked the Most relevant intervening factors were identified. That way, the five Most relevant initiatives were recognized. By combining these findings, a hypothetic-deductive model was proposed, summarizing the described relations between the Most relevant initiatives and intervening factors and stating a hypothesis for every one of the 21 identified relations, so that they can be evaluated for future studies. To do so, a qualitative research was conducted, successively applying interviews, documental research and focus groups, in order to collect opinions, not only from the highest human resources authority in the organizations studied, but also from other relevant organizational actors nominated by them. Pre-categorical as well as post-categorical content analysis have been adopted, according to the categories of intervening factors and change initiatives identified in the literature. In addition, centrality measures such as degree, betweenness and eigenvector were also applied to the intervening factors. This work has contributed academically by fulfilling a research gap and proposing new lines of research about the organizational dynamic of strategic human resource policies and practices in the public sector; institutionally by providing public organizations with a perspective of the organizational dynamic of SHRM implementation; and professionally, by providing a stimulus to the reflection of HR professionals who want to reassess their procedure.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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