Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.contributor.author | Perpétuo, Lenilda Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T11:57:54Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T11:57:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace; PERPETUO, Lenilda Damasceno. Entre tendas e escolas: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal. Plurais: revista multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 1, p. 189-202, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123/3888. Acesso em: 02 maio 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34538 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do
Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade
em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse
da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação
de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras
dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse
da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo,
esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e
a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política
intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão
social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como
base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca
do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e
territoriais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre tendas e escolas : desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Between tenders and schools : challenges for the formal education of the cigan people in the Federal Distric | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciganos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito étnico | pt_BR |
dc.rights.license | Plurais: revista multidisciplinar - (CC BY) - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123/3888. Acesso em: 02 maio 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is the result of a social investigation, started in the master’s degree and continued
through the Doctorate in Education at the University of Brasilia (UnB), which seeks to bring to the
fore the reality in which the Calon Gypsies live in Sobradinho DF in its territorialization process
and fight for land ownership. Community that goes through a process of cultural changes and
transitions from a situation of nomadism to a situation of sedentarism. Due to their free-living
culture, they find numerous difficulties of adaptation to the proposed model of society. Thus, fixed
housing and land ownership are still spaces antagonistic to their historical ways of life. In this
way, this research will approach the historical-cultural path of the gypsy people, contributing
to the analysis and understanding of the associations between gypsy ethnicity and the struggle,
seeking to identify an intercultural education policy supported by Human Rights, which allows
the effective social inclusion education of the Roma people in the Federal District. Of qualitative
character, we have as theoretical base dialectical historical materialism, which investigates the
social representations about the gypsy people and how these representations, in turn, influence in
their ethnic and territorial conflicts. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-1825-0097 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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