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2018_NatáliaFernandesdeAndrade.pdf10,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMendonça, Ana Valéria Machado-
dc.contributor.authorAndrade, Natália Fernandes de-
dc.date.accessioned2019-04-29T20:17:11Z-
dc.date.available2019-04-29T20:17:11Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.date.submitted2018-10-30-
dc.identifier.citationANDRADE, Natália Fernandes de. Comunicação educativa em saúde: a experiência das escolas em dois municípios brasileiros na prevenção das arboviroses. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34502-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação integra o projeto Arbocontrol realizado pela Universidade de Brasília-UnB, e busca conhecer as práticas desenvolvidas pelos professores em sala de aula para o combate e prevenção das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya. O ambiente escolar é um espaço para formação do individuo e troca de saberes de maneira dialógica. Para que haja educação é necessário dois envolvidos ou mais, para que seja colocada em prática a ação de se comunicar. Essa dissertação tem como objetivo analisar as ações realizadas pelos profissionais da educação nas escolas da rede pública, voltadas para o controle e prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya nos municípios de João Pessoa (PB) e Cascavel (PR). O caminho metodológico percorrido teve como abordagem a pesquisa qualitativa observacional não participante. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada com professores da rede pública. Foram realizadas 23 entrevistas, dessas 18 foram analisadas segundo critérios de inclusão. Foi realizada análise de conteúdo para interpretação e compreensão dos discursos dos(as) entrevistados(as). A análise dos achados possibilitou o surgimento de quatro categorias: Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; O encontro entre Comunicação e Educação; e O conhecimento sobre as arboviroses dengue, Zika e chikungunya. Por meio dos discursos foi analisado a metodologia aplicada nas atividades realizadas nas escolas e pelos professores, para o combate e prevenção das arboviroses. Ao analisar os discursos dos entrevistados, notamos que os professores tem conhecimento e domínio sobre a temática das arboviroses e reconhecem como um problema de saúde. Os professores buscam desenvolver ações de educomumicação e de comunicação educativa para a prevenção de agravos e mostram a participação dos alunos por meio do conhecimento adquirido com as trocas de conhecimentos que eles compartilham com os familiares e orientam os demais para uma mudança de hábito que todos sejam envolvidos, as escolas buscam mostrar aos alunos a importância de cuidar do ambiente e não jogar lixo nas ruas, buscam trabalhar com a reutilização de materiais recicláveis como pneus, garrafas e outro. No dia a dia escolar os professores realizam ações de comunicação educativa onde busca-se a construção do individuo. No contexto escolar os professores realizam ações com materiais educomunicativos produzidos e disponibilizados pelo Ministério da Saúde, porém poucos sabem da disponibilidade e do acesso a esse material. Com a realização frequente de ações educomunicativas e de comunicação educativa pode-se alcançar a prevenção efetiva de agravos em saúde.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação educativa em saúde : a experiência das escolas em dois municípios brasileiros na prevenção das arbovirosespt_BR
dc.title.alternativeEducational communication in health : the experience of schools of two brazilian cities in the prevention of arbovirosespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordComunicação em saúdept_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordDenguept_BR
dc.subject.keywordZika víruspt_BR
dc.subject.keywordChikungunyapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is part of the Arbocontrol project carried out by the University of Brasilia-UnB, and seeks to know the practices developed by teachers in the classroom to combat and prevent arboviruses Dengue, Zika and Chikungunya. The school environment is a space for the formation of the individual and exchange of knowledge in a dialogical way. For there to be education it is necessary two or more involved, so that the action of communicating is put into practice. This dissertation aims to analyze the actions carried out by education professionals in public schools, focused on the control and prevention of Dengue, Zika and Chikungunya in the municipalities of João Pessoa (PB) and Cascavel (PR). The methodological approach followed was qualitative non-participatory qualitative research. Data collection was performed through a semi-structured interview with public school teachers. Twenty-three interviews were conducted, of which 18 were analyzed according to inclusion criteria. Content analysis was performed to interpret and understand the speeches of the interviewees. The analysis of the findings allowed the emergence of four categories: Health Education; Health Communication; The meeting between Communication and Education; and Knowledge about arboviruses dengue, Zika and chikungunya. Through the discourses, the methodology applied in the activities carried out in the schools and by the teachers was analyzed for the combat and prevention of arboviruses. When analyzing the speeches of the interviewees, we noticed that teachers have knowledge and mastery over the subject of arboviruses and recognize it as a health problem. Teachers seek to develop educommunication and educational communication actions for the prevention of injuries and show the participation of the students through the knowledge acquired with the exchanges of knowledge they share with the family and guide the others towards a change of habit that all are involved, schools seek to show students the importance of caring for the environment and not throw garbage on the streets, they seek to work with the reuse of recyclable materials such as tires, bottles and others. In the school day to day the teachers carry out actions of educational communication where the construction of the individual is sought. In the school context teachers carry out actions with educommunication materials produced and made available by the Ministry of Health, but few are aware of the availability and access to this material. With the frequent accomplishment of educomunicative actions and educational communication can be achieved effective prevention of health problems.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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