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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34428
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Title: “Vai bombar!” : A seleção da notícia nas mídias sociais : o caso dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo
Authors: Simon, Marina Medleg
Orientador(es):: Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto:: Mídia social
Redes sociais
Jornalismo - aspectos sociais
Facebook
Noticiabilidade
Notícias
Issue Date: 25-Apr-2019
Citation: SIMON, Marina Medleg. “Vai bombar!” A seleção da notícia nas mídias sociais: o caso dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. 2018. 276 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A participação crescente do público e dos jornalistas nas mídias sociais sugere mudanças no jornalismo. Atentos a isso e mergulhados em um cenário de crises, os principais veículos de comunicação do mundo perceberam a necessidade de investir nas mídias sociais, criando, dentro da redação, o núcleo de Mídias Sociais e o cargo de editor de mídias sociais. Por meio de uma etnografia realizada nos núcleos de Mídias Sociais de dois jornais brasileiros, a Folha de S. Paulo e O Globo, e à luz da teoria clássica do Gatekeeper de White (1950) e de sua revisão feita por Gieber (1956), buscou-se identificar e analisar os critérios de seleção da notícia que será publicada nas mídias sociais pelos editores de mídias sociais e verificar como a nova função está impactando o tradicional papel do jornalista gatekeeper. Buscou-se, ainda, entender o porquê da existência do editor de mídias sociais, qual a sua função, as atividades desenvolvidas e seu papel na estrutura de um jornal moderno. Com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), foram analisados os posts dos dois jornais publicados no Facebook durante uma semana para identificar quais valores-notícia resultam desses critérios de seleção. A classificação se baseou no conjunto de valores-notícia proposto por Harcup e O’Neill (2016) que, por sua vez, revisaram os fatores propostos por Galtung e Ruge (1956). Como resultado da etnografia, constatou-se que os editores de mídias sociais dos jornais pesquisados utilizam, basicamente, três critérios para selecionar a notícia que será publicada no Facebook. Os dados mostram que, na função de editor de mídias sociais, o tradicional papel do jornalista gatekeeper sofre alguns abalos, porém não desaparece completamente. A ação dos editores de mídias sociais opera dentro de uma segunda fase de gatekeeping, com novos portões, onde os critérios de seleção definem que notícia se tornará ou não um post nas mídias sociais. Apesar de o público exercer forte influência nesse processo, a palavra final continua sendo a do jornalista que desempenha o papel de editor de mídias sociais.
Abstract: The proliferation of the use of social media platforms by the public and also by the journalists suggests changes in journalism. In light of a grip on the market, the world's major news media realized the need to invest in social media platforms, creating in the newsroom the Social Media section and also the position of social media editor. Through an ethnography carried out in the Social Media sector of two Brazilian newspapers, Folha de S. Paulo and O Globo, and in the context of White's (1950) classic gatekeeper theory and its revision done by Gieber (1956), this study is of lead the selection criteria of the news that will be published in social media used by social media editors and see how the new role is impacting the traditional role of the journalist as a gatekeeper. We were also sought to understand the existence of the social media editor, his functions and his role in the structure of a modern newspaper. Based on the content analysis of Bardin (2011), we conducted an analysis of the published posts of the two newspapers on Facebook during a sample week to identify in each story which news values result from these selection criteria in order to verify how these criteria work in practice. The classification was based on the set of news values proposed by Harcup and O'Neill (2016) who reviewed the factors proposed by Galtung and Ruge (1956). Our findings show that social media editors use three criteria to select the news that will be published on Facebook. We found that social media editor is maintaining his gatekeeping function, although his is suffering some changes. The social media editor is working as a second phase of gatekeeping, with new gates, where selection criteria define what news will or will not become a social media post. The public has a great influence on this process, but the journalist who plays the role of social media editor has the final word.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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