Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Becard, Danielly Silva Ramos | - |
dc.contributor.author | Menechelli Filho, Paulo Roberto Tadeu | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T21:33:37Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T21:33:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-14 | - |
dc.identifier.citation | MENECHELLI FILHO, Paulo Roberto Tadeu. Diplomacia cultural chinesa: instrumentos da estratégia de inserção internacional da China no século XXI. 2018. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34397 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação propõe-se à análise do uso, da percepção internacional e dos possíveis
resultados das ações promovidas por meio dos instrumentos de diplomacia cultural chinesa, em
especial, da mídia, do cinema e dos Institutos Confúcio (IC), durante o período de 2003 a 2018,
momento de crescente reconhecimento pelo governo chinês da necessidade da melhora da
imagem da China no mundo. A busca pela compreensão de como a China utiliza tais
instrumentos e de como eles são percebidos por outras nações baseia-se nos estudos e
referenciais teóricos de Valerie M. Hudson e Kenneth E. Wilkening, acerca da utilização da
cultura como força dinâmica e elemento da competição política de poder, bem como nos de
Joseph Nye sobre a cultura como fonte de poder brando. A presente dissertação sustenta-se,
igualmente, nas investigações sobre as potencialidades da diplomacia cultural de desarmar
tensões e de superar barreiras entre Estados e povos, e nos exames a respeito das peculiaridades
do chamado soft power cultural chinês. Além da pesquisa qualitativa, de fonte secundária sem
prescindir de documentos primários, foi também utilizada pesquisa quantitativa, com o objetivo
de analisar, por meio de dados estatísticos, como o soft power da China vem sendo recebido.
Ademais, realizou-se um estudo de caso sobre os Institutos Confúcio nos Estados Unidos, com
o objetivo de alcançar descrições e explicações detalhadas de um caso específico, visando a
compreender uma quantidade maior de casos similares. Esta dissertação permitiu compreender
que, ainda que sob críticas, tendo sido variáveis as percepções dos outros países, o governo
chinês utilizou de forma crescente a diplomacia cultural, transformando-a em um de seus
principais instrumentos de estratégia de inserção internacional no século XXI. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diplomacia cultural chinesa : instrumentos da estratégia de inserção internacional da China no século XXI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | China - cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diplomacia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | China - governo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze the usage, international perception and possible results of the
actions of the Chinese cultural diplomacy tools, especially the media, the cinema and the
Confucius Institutes (CIs), between 2003 and 2018, period of growing acknowledgment by the
Chinese government of the need to improve China’s image worldwide. The search for
understanding how China uses such tools and how they are perceived by other nations is based
on studies from Valerie M. Hudson and Kenneth E. Wilkening, regarding the employment of
culture as a dynamic force and an element of political competition of power; as well as on
researches from Joseph Nye on culture as a source of soft power. It is also built on the
investigations about cultural diplomacy’s potential of disarming tensions and overcoming
barriers between States and peoples, and on inquiries concerning the peculiarities of the socalled
Chinese cultural soft power. In addition to qualitative research, using secondary sources,
without neglecting available primary sources, it was also conducted quantitative research, in
order to explore, through statistic data, the reception of the Chinese soft power. Furthermore, it
was conducted a case study on the experience of the CIs in the United States, aiming to reach
detailed descriptions and explanations of a specific case, to understand a wider amount of
similar cases. The present dissertation allows the comprehension that, although under criticism
and with a variable reception from other countries, the Chinese government will continue to use
cultural diplomacy as one of the main tools of China’s international insertion strategy in the
21st century. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|