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dc.contributor.advisorDaroit, Doriana-
dc.contributor.authorCruz Freitas, Urânia Flores da-
dc.date.accessioned2019-04-02T21:36:18Z-
dc.date.available2019-04-02T21:36:18Z-
dc.date.issued2019-04-02-
dc.date.submitted2018-10-01-
dc.identifier.citationCRUZ FREITAS, Urânia Flores da. Desenvolvimento à moda brasileira: dinheiro e desigualdades como bases estruturantes da educação. 2018. 259 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34301-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou verificar como se deu o modo de desenvolvimento brasileiro e sua relação com as bases que estruturaram o campo educativo. Percebeu-se que no processo de desenvolvimento capitalista a educação foi e é elemento fundamental. Observou-se que a gestão das políticas públicas em educação não pode ficar somente a cargo do Estado, sendo pertinente garantir a participação por meio da ação pública. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi seguir os rastros do ator-rede dinheiro com as noções de mediador e tradução da Teoria Ator Rede, TAR, e os aportes da Dialética do Materialismo Histórico com as categorias classe social e hegemonia, bem como as noções de interesse e ideologia. Optouse por trabalhar com os Manifestos publicados no campo da Educação como principais instrumentos, além dos normativos legais e da interpretação analítica dos conceitos e autores. Verificou-se que no Brasil tivemos um desenvolvimento à moda brasileira e esta trajetória marcou substancialmente o nosso modelo de política pública de educação. A contribuição essencial da pesquisa foi perceber que as bases que estruturam o nosso modelo de educação foram o dinheiro e as desigualdades de classe, raça, renda e gênero. A relevância em perceber tal fenômeno se faz porque surgimos sob a égide do modo de produção capitalista fundamentado na desigualdade entre as classes e com foco na expansão do lucro do capital. As políticas educativas, desde a década de 1930, foram elaboradas no sentido de tentar diminuir as desigualdades e assim não havia sido percebido ainda que, em realidade, essas desigualdades estão na estrutura da educação como estratégia de seu desenvolvimento. A sugestão é que haja a desestruturação dessas bases por meio de uma gestão firmemente basilada na ação pública e na política, assim poderá causar impactos nas bases desiguais existentes na escola. Evidenciou-se, também, a necessidade de se instalar uma democracia radical no país que respeite e implemente as decisões coletivas, em que os valores e direitos proclamados se transformem em valores e direitos reais para todos e não só para a elite.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento à moda brasileira : dinheiro e desigualdades como bases estruturantes da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeBrazilian way of development : money and inequalities as structuring foundations of educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordGestão de políticas, programas e projetos sociaispt_BR
dc.subject.keywordEducação e Estadopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research sought to verify how occurred the Brazilian development mode and its relationship with the bases that structured the educational field. It was noticed that in the process of capitalist development, education was and still is a fundamental element. It was also observed that the management of public policies in education cannot be left only to the State, and it is pertinent to guarantee participation through public action. The methodology developed in this work was to follow the traces of the actor-network money with the notions of mediator and translation of the Actor-Network Theory (ANT), besides the contributions of the Dialectic of Historical Materialism with the categories of social class and hegemony, as well as the notions of interest and ideology. The Manifests published in the field of Education are used as main instruments, along with the legal norms and the analytical interpretation of the concepts and authors. It was verified that in Brazil we had a Brazilian way of development and this trajectory substantially marked our model of public policy of education. The essential contribution of the research was to realize that the bases that structure our model of education were money and class, race and gender inequalities. Therefore, the relevance of perceiving this phenomenon is that we come under the shelter of the capitalist mode of production based on the inequality between classes and focused on the expansion of the profit of capital. Since the 1930s, educational policies have been elaborated as an effort to try to diminish inequalities and thus had not been realized yet, that in reality, these inequalities are located at the structure of education as a strategy for its development. The suggestion is that there is a de-structuring of these bases by means of firmly based management in public action and in politics, so that they may have an impact on the unequal foundations existing in the school. It was also evident the need to establish a radical democracy in the country, that respects and implements collective decisions, and where proclaimed values and rights are transformed into real values and rights for all and not just for the elite.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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