Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Daroit, Doriana | - |
dc.contributor.author | Cruz Freitas, Urânia Flores da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T21:36:18Z | - |
dc.date.available | 2019-04-02T21:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2018-10-01 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ FREITAS, Urânia Flores da. Desenvolvimento à moda brasileira: dinheiro e desigualdades como bases estruturantes da educação. 2018. 259 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34301 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou verificar como se deu o modo de desenvolvimento brasileiro e sua
relação com as bases que estruturaram o campo educativo. Percebeu-se que no processo de
desenvolvimento capitalista a educação foi e é elemento fundamental. Observou-se que a
gestão das políticas públicas em educação não pode ficar somente a cargo do Estado, sendo
pertinente garantir a participação por meio da ação pública. A metodologia desenvolvida
neste trabalho foi seguir os rastros do ator-rede dinheiro com as noções de mediador e
tradução da Teoria Ator Rede, TAR, e os aportes da Dialética do Materialismo Histórico com
as categorias classe social e hegemonia, bem como as noções de interesse e ideologia. Optouse
por trabalhar com os Manifestos publicados no campo da Educação como principais
instrumentos, além dos normativos legais e da interpretação analítica dos conceitos e autores.
Verificou-se que no Brasil tivemos um desenvolvimento à moda brasileira e esta trajetória
marcou substancialmente o nosso modelo de política pública de educação. A contribuição
essencial da pesquisa foi perceber que as bases que estruturam o nosso modelo de educação
foram o dinheiro e as desigualdades de classe, raça, renda e gênero. A relevância em perceber
tal fenômeno se faz porque surgimos sob a égide do modo de produção capitalista
fundamentado na desigualdade entre as classes e com foco na expansão do lucro do capital.
As políticas educativas, desde a década de 1930, foram elaboradas no sentido de tentar
diminuir as desigualdades e assim não havia sido percebido ainda que, em realidade, essas
desigualdades estão na estrutura da educação como estratégia de seu desenvolvimento. A
sugestão é que haja a desestruturação dessas bases por meio de uma gestão firmemente
basilada na ação pública e na política, assim poderá causar impactos nas bases desiguais
existentes na escola. Evidenciou-se, também, a necessidade de se instalar uma democracia
radical no país que respeite e implemente as decisões coletivas, em que os valores e direitos
proclamados se transformem em valores e direitos reais para todos e não só para a elite. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento à moda brasileira : dinheiro e desigualdades como bases estruturantes da educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian way of development : money and inequalities as structuring foundations of education | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de políticas, programas e projetos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research sought to verify how occurred the Brazilian development mode and its
relationship with the bases that structured the educational field. It was noticed that in the
process of capitalist development, education was and still is a fundamental element. It was
also observed that the management of public policies in education cannot be left only to the
State, and it is pertinent to guarantee participation through public action. The methodology
developed in this work was to follow the traces of the actor-network money with the notions
of mediator and translation of the Actor-Network Theory (ANT), besides the contributions of
the Dialectic of Historical Materialism with the categories of social class and hegemony, as
well as the notions of interest and ideology. The Manifests published in the field of Education
are used as main instruments, along with the legal norms and the analytical interpretation of
the concepts and authors. It was verified that in Brazil we had a Brazilian way of development
and this trajectory substantially marked our model of public policy of education. The essential
contribution of the research was to realize that the bases that structure our model of education
were money and class, race and gender inequalities. Therefore, the relevance of perceiving
this phenomenon is that we come under the shelter of the capitalist mode of production based
on the inequality between classes and focused on the expansion of the profit of capital. Since
the 1930s, educational policies have been elaborated as an effort to try to diminish
inequalities and thus had not been realized yet, that in reality, these inequalities are located at
the structure of education as a strategy for its development. The suggestion is that there is a
de-structuring of these bases by means of firmly based management in public action and in
politics, so that they may have an impact on the unequal foundations existing in the school. It
was also evident the need to establish a radical democracy in the country, that respects and
implements collective decisions, and where proclaimed values and rights are transformed into
real values and rights for all and not just for the elite. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|