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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Lúcia Maria de Assunção-
dc.contributor.authorSilva, Daniela dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-01T21:53:17Z-
dc.date.available2019-04-01T21:53:17Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.date.submitted2018-06-08-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela dos Santos. Contribuições do ensino crítico para uma educação antirracista no contexto do espanhol como língua estrangeira (ELE). 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34273-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender como se dá o tratamento da problemática racial na sala de aula de espanhol como língua estrangeira (ELE). As pessoas participantes da pesquisa foram 8 professoras de espanhol na rede pública de ensino do Distrito Federal, sendo que duas delas trabalhavam em um Centro de Línguas (CIL) e outras duas em uma escola regular. As perguntas que orientaram este trabalho foram: (1) Qual o entendimento que as pessoas participantes, professoras de ELE da rede pública do DF, têm sobre a dinâmica das relações raciais no Brasil?, (2) como lidam com a questão racial no cotidiano escolar no qual se encontram inseridas?, e (3) como estas profissionais acreditam que a disciplina pode contribuir no debate e no tratamento da questão racial em sala de aula e colaborar na formação de uma identidade racial positiva na pessoa aprendiz de língua estrangeira? Esta pesquisa fez uso de referenciais teóricos sobre o ensino crítico de língua estrangeira tal como apresentado por estudiosos como Urzêda-Freitas (2012) e Finardi & Vieira (2016); os estudos de linguística aplicada crítica de Alaistar Pennycook (2001); educação antirracista de Ferreira (2001, 2007, 2012, 2014, 2015); a pedagogia da transgressão de bell hooks (2013), além de estudos que trabalham o conceito de identidade como os Moita Lopes (1998; 2002), Silva (2000), Hall (2006), Woodward (2000) e Appiah (2010); também estudos sobre a identidade negra tal como aparece nos trabalhos de Gomes (2005), Munanga (2003; 2005/2006) e Souza (1983). A pesquisa foi de caráter qualitativo e de cunho interpretativo (MOITA LOPES, 1994; MINAYO, 1994; 2002). Para realizar a coleta de dados foi utilizada a entrevista individual de natureza semiestruturada. A partir das entrevistas, observou-se que as pessoas participantes da pesquisa sentem dificuldade, insegurança, despreparo e mesmo constrangimento ao abordar a temática racial na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. Assim sendo, encontram-se ainda longe de cumprir o que preconizam os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF (DISTRITO FEDERAL, 2013) para os quais a diversidade racial deve funcionar como eixo de onde parta a prática pedagógica da pessoa professora.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições do ensino crítico para uma educação antirracista no contexto do espanhol como língua estrangeira (ELE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEspanhol como língua estrangeira (ELE)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino críticopt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to understand how the racial issues are treated in the classroom of Spanish as a foreign language. The participants were 8 teachers of the Spanish language in the public school system of the Federal District, two of whom worked in a Language Center (CIL) and two in a regular school. The questions that guided this work were: (1) What understanding the teachers of Spanish as a foreign language in the public system of the Federal District and participants in this study have about the dynamics of race relations in Brazil?, (2) how they deal with the racial matter in their daily life as teachers?, and (3) how do these professionals believe that a foreign language can contribute to the debate and treatment of race in the classroom and to collaborate in the building of a positive racial identity in the learner? This research used theoretical references from the critical teaching of foreign language as presented by scholars such as Urzêda-Freitas (2012) and Finardi & Vieira (2016) and the critical linguistic studies of Alaistar Pennycook (2001). It also used studies about anti-racist education as presented by Ferreira (2001, 2007, 2012, 2014, 2015); studies of identity as in Moita Lopes (1998), Silva (2000), Hall (2006), Woodward (2000) and Appiah (2010) and of black identity as presented in Gomes (2005), Munanga (2003, 2005/2006) and Souza (1983). The research was qualitative and interpretive in nature (MOITA LOPES, 1994; MINAYO, 1994; 2002). The data collection used semi-structured individual interviews. From the interviews, it is possible to state that the people participating in the study feel difficulty, insecurity, unpreparedness and even embarrassment to address racial issues in the classroom of Spanish as a foreign language. Therefore, the participants are still far from fulfilling the theoretical assumptions advocate by the curriculum for the public school system of the Federal District (DISTRITO FEDERAL, 2013): racial diversity issues should function as the axis from which pedagogical practice should emanate.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación tuvo por objetivo comprender cómo se da el tratamiento de la problemática racial en el aula de español como lengua extranjera (ELE). Las personas participantes en la investigación fueron 8 profesoras de español en la red pública de enseñanza del Distrito Federal, siendo que dos de ellas trabajaban en un Centro de Lenguas (CIL) y otras dos en una escuela regular. Las preguntas que guiaron este trabajo fueron: (1) ¿Cuál es el entendimiento de que la personas maestras de ELE tienen sobre la dinámica de las relaciones raciales en Brasil?, (2) cómo manejan la temática racial en el contexto escolar en el cual se encuentran insertadas ?, y (3) cómo estas profesionales creen que la disciplina puede contribuir en el debate y en el tratamiento de la cuestión racial en el aula y colaborar en la formación de una identidad racial positiva en la persona aprendiz de lengua extranjera? Esta investigación hizo uso de referenciales teóricos sobre la enseñanza crítica de lengua extranjera tal como presentada por estudiosos como Urzêda-Freitas (2012) y Finardi & Vieira (2016); los estudios en lingüística aplicada crítica de Alaistar Pennycook (2001); de la educación antirracista de Ferreira (2001, 2007, 2012, 2014, 2015); bien como estudios sobre identidad de Moita Lopes (1998), Silva (2000), Hall (2006), Woodward (2000) y Appiah (2010) e identidad racial de Gomes (2005), Munanga (2003; 2005/2006) y Souza (1983). La investigación fue de carácter cualitativo y de cuño interpretativo (MOITA LOPES, 1994, MINAYO, 1994, 2002). Para realizar la recolección de datos se utilizó la entrevista individual de naturaleza semiestructurada. A partir de las entrevistas, se observó que las personas participantes en la investigación sienten dificultad, inseguridad, poca preparación e incluso incómodo al abordar la temática racial en el aula de español como lengua extranjera. De este modo, se encuentran aún lejos de cumplir lo que preconizan los presupuestos teóricos del Currículo en Movimiento de la Educación Básica del DF (DISTRITO FEDERAL, 2013) para los cuales la diversidad racial debe funcionar como eje de donde parta la práctica pedagógica de la persona profesora.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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