http://repositorio.unb.br/handle/10482/34173
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_CarmenLucianaSuhet.pdf | 50,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Pedagogia da criatividade : uma proposta metodológica para o teatro na escola |
Autor(es): | Suhet, Carmen Luciana |
Orientador(es): | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Coorientador(es): | Santana, Arão Nogueira Paranaguá de |
Assunto: | Criatividade (Educação) Pedagogia Teatro escolar Teatro - educação |
Data de publicação: | 13-Mar-2019 |
Data de defesa: | 17-Jul-2018 |
Referência: | SUHET, Carmen Luciana. Pedagogia da criatividade: uma proposta metodológica para o teatro na escola. 2018. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma proposta pedagógica para o ensino de teatro nas séries iniciais, a qual teve como base o construto da Pedagogia da Criatividade”, concebido a partir da confluência teórica e metodológica entre a pedagogia do teatro e a psicologia da criatividade. Vinculada à linha de pesquisa abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes, que se volta para o estudo metodológico e experimental das práticas em sala de aula, a presente pesquisa ocorreu na Escola Parque 313/314 Sul de Brasília, com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2017. A motivação investigativa originou-se nas inquietações da pesquisadora sobre o ensino do teatro para crianças, precisamente na dificuldade relacionada à falta de autonomia criativa e desvalorização das produções cênicas em sala de aula. Assim, a proposta pedagógica foi desenvolvida através de oficinas cujos procedimentos didáticos foram selecionados em obras da pedagogia do teatro, psicologia da criatividade e na própria experiência docente da pesquisadora, levando em consideração o contexto cultural e pedagógico das crianças, o ambiente onde se processou o trabalho pedagógico e, notadamente, o histórico e as recentes alterações no funcionamento das Escolas Parque do Distrito Federal. Ao adotar a abordagem narrativa como referencial metodológico, o texto fundamentou-se na descrição e análise dos fenômenos observados, no uso da memória e outros recursos da pesquisa qualitativa, tais como entrevistas, diário de bordo e leitura de documentos, considerando ainda a literatura especializada que diz respeito à proposta pedagógica adotada. Com base nisso, tornou-se possível constatar a viabilidade da estratégia da pedagogia da criatividade no que tange à autonomia criativa dos estudantes, apesar das condições desfavoráveis decorrentes do regime de trabalho pedagógico proporcionado pela escola, durante a realização do trabalho. Foi observado, por fim, que para a construção de relações e interações no trabalho cênico junto a crianças, o ambiente escolar apresenta-se como um determinante singular, influenciando o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de os estudantes expressarem algo novo no decorrer da alfabetização teatral. |
Abstract: | The present dissertation was developed from a pedagogical proposal for theater teaching in the initial series, which was based on the construct of the Pedagogy of Creativity, "conceived from the theoretical and methodological confluence between theater pedagogy and the psychology of creativity. The present research was carried out at the Escola Parque 313/314 Sul de Brasília, with a class from the fourth year of the Elementary School during the academic year 2017. The research motivation originated in the researcher's concerns about the teaching of theater for children, precisely in the difficulty related to the lack of creative autonomy and devaluation of the stage productions in the classroom. Thus, the pedagogical proposal was developed through workshops whose didactic procedures were selected in works of theater pedagogy, creativity psychology and the researcher's own teaching experience, taking into account the cultural and pedagogical context of the children, the environment where the pedagogical work and, in particular, the history and recent changes in the functioning of the Federal District Park Schools. By adopting the narrative approach as a methodological reference, the text was based on the description and analysis of the phenomena observed in the use of memory and other resources of the qualitative research, such as interviews, logbook and document reading, considering also the specialized literature which concerns the pedagogical proposal adopted. Based on this, it became possible to verify the viability of the creativity pedagogy strategy with regard to the creative autonomy of the students, despite the unfavorable conditions arising from the pedagogical work regime provided by the school during the work. It was observed, finally, that for the construction of relationships and interactions in the scenic work with children, the school environment presents itself as a singular determinant, influencing the development of creativity and the ability of students to express something new in the course of literacy theatrical. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.