Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34114
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_DificuldadeAprendizagemMatematica.pdf471,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Amanda Marina Andrade-
dc.contributor.authorMuniz, Cristiano Alberto-
dc.date.accessioned2019-03-08T10:49:59Z-
dc.date.available2019-03-08T10:49:59Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Amanda Marina Andrade; MUNIZ, Cristiano Alberto. Dificuldade de aprendizagem matemática escolar: uma produção subjetiva. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34114-
dc.description.abstractOs atuais conceitos e definições de dificuldade de aprendizagem matemática estão estreitamente relacionados aos processos cognitivos dos alunos, realidade que leva as análises científicas a exclueírem desse processo as emoções produzidas ou exteriorizadas pelos alunos na aprendizagem matemática. Assim, destaca-se a relevância do presente trabalho, que tem como objetivo de compreender os processos subjetivos de uma criança do terceiro ano do ensino fundamental considerada em situação de dificuldade de aprendizagem matemática. Tivemos como base epistemológica de investigação a Teoria da Subjetividade de González Rey, trazendo a Epistemologia Qualitativa como norteador metodológico. A metodologia construtivointerpretativa orientou o trabalho de campo, que ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal. O sistema conversacional foi o principal procedimento metodológico, por meio de instrumentos que permitiram a expressão de pensamentos e sentimentos. O presente estudo permitiu a compreensão de configurações subjetivas no processo de aprendizagem de crianças em situação de dificuldade de aprendizagem matemática escolar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem matemática escolar : uma produção subjetivapt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Amanda Marina Andrade Medeiros para disponibilizar o trabalho, em 07 de março de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The current concepts and definitions about mathematic learning difficulties are associated with students’ cognitive processes, excluding of the scientific analyzes about mathematic learning the emotions produced or expressed by students. Therefore, we emphasize the relevance of the present work, whose objective is to understand the subjective processes of a child of the third year of elementary school considered in a mathematical learning difficulties situation. We had as epistemological basis of research the Subjectivity Theory, by González Rey, bringing the Qualitative Epistemology as methodological guiding. The constructive-interpretative methodology guided the fieldwork, occurred in a public school in the Distrito Federal, Brazil. The conversational system was the central methodological method, through instruments permitted the expression of thoughts and feelings. The present study permitted understand the subjective configurations in the learning process of children in learning difficulties situation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.