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dc.contributor.advisorJunker, David Bretanha-
dc.contributor.authorTavares, Patrícia Sampaio-
dc.date.accessioned2019-03-06T21:22:19Z-
dc.date.available2019-03-06T21:22:19Z-
dc.date.issued2019-03-06-
dc.date.submitted2018-07-30-
dc.identifier.citationTAVARES, Patrícia Sampaio. Prosódia e subtexto: uma pesquisa-ação sobre o texto na música vocal e coral e recomendações. 2018. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34105-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa é buscar caminhos que proporcionem uma melhor performance na música vocal e coral, a partir do texto. Para se chegar a uma conclusão a esse respeito foi realizado uma pesquisa-ação com o Coro São Francisco e alunas de canto. Foram aplicadas técnicas de aprendizagem. No caso do Coro São Francisco, a valorização da prosódia e o trabalho técnico vocal convencional. E com as alunas de canto, contextualização histórica e textual e subtexto. O primeiro processo resultou em um ajustamento no ritmo e na afinação do coro. No procedimento, com as cantoras solistas, o entendimento e a compreensão do texto foram determinantes para a memorização da canção. Os exercícios com a prosódia, sob o ponto de vista da linguística, proporcionaram um movimento musical, que pode ser comparado aos estudos de Thurmond sobre o agrupamento de notas. O estudo do subtexto pregado por Stanislavski, mostrou que é possível abstrair informações substanciais para a construção de um personagem. A pesquisa incluiu a realização de coleta de dados, entrevistas, questionário, filmagem, gravação de áudios dos ensaios e recital. Este estudo demonstrou que os procedimentos de pesquisa-ação tiveram impacto nos objetos pesquisados e que o texto tem uma grande importância, em sua consideração, na execução da música vocal e coral.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProsódia e subtexto : uma pesquisa-ação sobre o texto na música vocal e coral e recomendaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica vocalpt_BR
dc.subject.keywordCoral musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho técnico vocalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this survey is seeks paths that provide a better performance in vocal and choral music, in part text. To get to the findings, a procedure was carried a research-action with São Francisco’s Choir and two voice students. With both groups were applied learning techniques. In São Francisco’s Choir situation the study of enhancing of prosody result in adjustment in rhythm and tunes of the choir. In procedure with the soloist singers, the historical contextualization and textual as the subtext was determinant to memorizing and comprehending of the song. The exercises with prosody provide a musical movement that can be compared to Thurmond studies about Note grouping. A technical issue that resulted in an action of better performance of the choir. The study of subtext preached by Stanislavski revealed that it is possible to abstract substantial input of the text to build character. In this case, the interpretative sense stands out. This study included data collection, interviews, surveys, shootings, audio recorders of the rehearsals and recital. The conclusion is that this procedure made a great impact on both groups. Thus the text has an immense importance as a technical basset when considering the text’s prosody or the subtext, in the case of both the soloists and choral music.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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