Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Martins, Tatiana Moura | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T15:33:05Z | - |
dc.date.available | 2019-02-14T15:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-14 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Tatiana Moura. Geografia escolar e as representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente – DF. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34037 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada “Geografia escolar e as representações sociais de
estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente – DF” objetivou compreender
as representações sociais (RS) dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Para
compreensão do tema, buscou-se aporte teórico na Teoria das Representações Sociais,
na Geografia escolar e no conceito de lugar. Realizou-se uma pesquisa de base
qualitativa em uma escola pública de Ceilândia, com estudantes do ensino fundamental
moradores do Setor Habitacional Sol Nascente, de idade de entre 13 e 17 anos. As
técnicas utilizadas para identificação e análise das representações sociais foram: Técnica
de Associação Livre de Palavras; entrevista semiestruturada; e fotografias apreendidas
pelos estudantes. A análise de dados se deu por meio de quadros de Plano das
Representações Sociais e também a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram
que as RS do Sol Nascente são fundamentadas por um processo em que os estudantes
ancoram seus conhecimentos a partir das relações sociais construídas em seus grupos
sociais, composto por familiares e amigos. As RS do Sol Nascente também surgem em
um espaço de contradições (positivas e negativas). Dentre as positivas, acentuam-se
aspectos de identidade com o lugar, e, principalmente, das relações sociais estabelecidas
na comunidade. Por outro lado, as negativas, estão ligadas a aspectos econômicos, de
estrutura física e social. Quanto à relação ensino aprendizagem por meio do lugar, os
estudantes não evidenciaram uma relação direta, mas apontaram que é importante
estudar o Sol Nascente. Assim, destacamos que as RS dos estudantes podem contribuir
para aprendizagens significativas no ensino da Geografia, pois esta disciplina trabalha o
conceito de lugar em seu conteúdo programático. Entretanto, na prática, observa-se um
distanciamento de tal conceito em relação à realidade do lugar do estudante, que é rica
em histórias, representações e imagens que, muitas vezes, são ignoradas no processo de
ensino-aprendizagem desta ciência e pela própria escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Geografia escolar e as representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente - DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria das representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study entitled "School geography and the social representations of the middle
school students about the Sol Nascente - DF" aimed to understand the social
representations (RS) of students about where they live. To understand the theme, the
theoretical contribution was sought in the Theory of Social Representations, in the
School Geography and in the Concept of place. A qualitative research was carried out in
a public school of Ceilândia city, with middle school students that live in the Sol
Nascente Housing Sector and are aged between 13 and 17 years. The techniques used to
identify and analyze the social representations were: Test of Free Association of Words
technique; semi-structured interview; and photographs seized by the students. The data
analysis was carried out using tables about the Social Representations Plan and also
content analysis. The results showed that the RS of the Sol Nascente are based on a
process in which students develop their knowledge from social relations built up in their
social groups, composed of family and friends. The RSs of the Sol Nascente also
appears in a space of contradictions, and could be positive and negative. It’s worth
mentioning that the relation between the aspects of identity with the place, especially
the established social relations in the community, is among the positive ones. On the
other hand, the negative ones are related to economic aspects, of physical and social
structure. About the relation between teaching and learning through the place, the
students didn’t show a direct relation, but they indicated that it is important to study the
Sol Nascente. Thus, we can highlight that the RS of the students can contribute to a
meaningful learning in Geography teaching, because this subject works with the
concept of place in its content. However, in practice, there is a distance from that
concept in relation to the reality of the student's place, which is rich in stories,
representations and pictures that are often ignored in the teaching-learning process of
this science and also by the school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|