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Título: Avaliação de ciclo de vida de computadores desktop considerando diferentes monitores e cenários de fim de vida
Autor(es): Scalabrini, Ricardo Barbosa
Orientador(es): Luz, Sandra Maria da
Assunto: Computadores
Ciclo de vida - avaliação
Ecodesign
Distrito Federal (Brasil)
Eletroeletrônicos
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: SCALABRINI, Ricardo Barbosa. Avaliação de ciclo de vida de computadores desktop considerando diferentes monitores e cenários de fim de vida. 2018. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As inovações tecnológicas vinculadas aos produtos eletroeletrônicos, atualmente, trazem a preocupação relacionada ao meio ambiente ocasionada pelo fim de vida dos computadores. A cada inovação o tempo de vida tende a encurtar proporcionando o descarte, muitas vezes prematuro e sem qualquer tratamento ou controle, que associado a potencialização do consumo de insumos para a produção obtém como resultado a geração de impactos ambientais. Com o objetivo de conhecer a magnitude dos impactos associados aos computadores é necessário o estudo do seu ciclo de vida usando a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Nesse estudo foi feita a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) com base em padrões internacionais da ISO 14040 e diretrizes de Ecodesign, aplicados ao computador desktop, composto pelo gabinete e o monitor de cristal líquido (LCD) ou o de tubo de raio catódico (CRT) todos de 17 polegadas. Essas tecnologias foram comparadas como forma de apurar a efetividade da aplicação da tecnologia sobre a redução de massa de insumos para fabricação e redução de uso energético e de água para a utilização de equipamentos com a mesma função. O modelo de ACV foi construído com o software GaBi 7.3 Education©, utilizando o método CML 2001 para as categorias de aquecimento global, depleção abiótica, potencial de eutrofização e potencial de acidificação, e caracterizada como de berço ao túmulo (cradle-to-grave). O inventário foi modelado com dados secundários na literatura e com a base de dados Ecoinvet 3.4, não considerando o mouse, teclado e as embalagens. O ciclo de vida do computador iniciou-se com a produção na China sendo distribuído e posteriormente usado e disponibilizado no fim de vida no Brasil. Como forma de sugerir ações mitigatórias foram modelados o Cenário de Referência caracterizado como ciclo de vida normal até o descarte e dois outros cenários, o de reuso (Cenário (1)) e o de reciclagem (Cenário (2)) para o fim de vida, alternados entre os dois tipos de monitores. No Cenário de Referência, as fases de produção e de uso apresentaram os maiores impactos, emissões e uso de água e de energia em contraste com a fase de distribuição. Nesse estudo foram identificadas algumas peças que contribuíram de forma maior para os resultados de impactos obtidos, como o disco rígido, fonte de alimentação e, principalmente, as placas de circuito impresso. No Cenário (1) foi extendido o tempo de vida em dois anos e aumentada sua capacidade de processamento o que elevou o uso de energia e gerou novos impactos que quando equalizados pelo novo tempo de vida obtevese a redução dos mesmos por evitar novas extrações. No Cenário (2) foram assumidos os percentuais de reciclagem para cada conjunto de materiais presentes no gabinete e nos monitores, as reduções dos impactos obtidos nesse cenário foram superiores do que as reduções dos impactos do Cenário (1). As ações de reutilização e reciclagem foram conclusivas como relevantes, uma vez que reduziram os impactos ambientais. Para o Cenário de Referência e o Cenário (1) o computador com monitor LCD foi apontado como o menos prejudicial ao meio ambiente. Para o Cenário (2) o computador e as duas opções de monitores sofrem alterações divergentes nas categorias de impacto e nos usos de água e de energia. Ao final da avaliação foram modelados Cenários de Sensibilidade para o Cenário de Referência e o Cenário (2) e analisados para garantir a robustez dos dados.
Abstract: The technological innovations related to electrical and electronic products currently bring environmental concerns related the disposal of computers. With each innovation the life span tends to shorten, providing often premature, uncontrolled disposal of equipment despite the lack of treatment of this material that, associated with the potentializing of the production input of consumption results in environmental impacts. In order to know the magnitude of the impacts associated to the computers it is necessary to study their life cycle using the Life Cycle Assessment (LCA). In this study, the Life Cycle Assessment (LCA) was performed based on international standards of ISO 14040 and Ecodesign guidelines applied to the desktop computer, composed of the cabinet and liquid crystal display (LCD) or cathode ray tube (CRT) all 17 inches. These technologies were compared as a way to determine the effectiveness of the application of technology on the reduction of mass of inputs for manufacturing and reduction of energy and water use for the use of equipment with the same function. The LCA model was constructed using the GaBi 7.3 Education © software via the CML 2001 method for the categories of global warming, abiotic depletion, eutrophic potential and acidification potential, and characterized as cradle-to-grave. The inventory was modeled with secondary data in the literature and with the database Ecoinvet 3.4, not considering the mouse, keyboard and the packages. The computer life cycle began with the production in China being distributed and later used and made available at the end of life in Brazil. As a way of suggesting mitigating actions, the Reference Scenario was characterized as a normal life cycle until the discard and two other scenarios, the reuse (Scenario (1)) and the recycling scenario (Scenario (2)) for the end of life, alternating between the two types of monitors. In the Reference Scenario, the production and use phases presented the greatest impacts, emissions and use of water and energy in contrast to the distribution phase. In this study, pieces were identified as playing a significant part in the impacts observed, such as hard disk, power supply and mainly printed circuit boards. In Scenario (1) the life span was extended in two years and its processing capacity was increased, which elevated the energy consumption and generated new impacts that, when equalized by the new life span resulted in the avoidance of new extractions. In Scenario (2) the recycling percentages were assumed for each set of materials present in the cabinet and in the monitors, the reductions of the impacts obtained in this scenario were higher than the reductions of the impacts of the Scenario (1). For the Reference Scenario and the Scenario (1) the computer with LCD monitor was pointed out as the least harmful to the environment. For Scenario (2), the computer and the two monitor options are subject to divergent changes in impact categories and water and energy uses. At the end of the evaluation, the Sensitivity Scenarios for the Reference Scenario and the Scenario (2) were modeled and analyzed to ensure the robustness of the data.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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