Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Alessandro Correa | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T15:49:33Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04T15:49:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Alessandro. Documentação narrativa com quatro professores de Música das Escolas Parque do Distrito Federal. 2018. 356 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33953 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema as práticas pedagógico-musicais e os saberes
docentes de professores de Música, cujo foco incide sobre quatro professores de
música que atuam na Escola Parque do Distrito Federal (EP). O interesse pelo tema
emerge das memórias de meu contínuo processo formativo em Música ao longo da
vida e da minha inserção profissional como professor de Música da SEEDF, em uma
das EPs, em diálogo com a literatura da Educação Musical que trata de saberes e
práticas pedagógico-musicais. O objetivo geral da pesquisa consistiu em produzir
uma Documentação Narrativa (DN) com professores de Música das Escolas Parque
de Brasília (EPs). Objetivos específicos: efetivar o projeto de extensão como
mediação pedagógica e política; elaborar relatos de experiências com os quatro
professores coparticipantes desta pesquisa, em formato de artigos; desenvolver um
material pedagógico-musical oriundo das práticas docentes; compreender como os
professores de Música constroem as suas práticas pedagógico-musicais dentro das
EPs. A metodologia foi a Documentação Narrativa, de cunho qualitativo com foco na
pesquisa-formação-ação, cujo instrumento de coleta de informações incidiu na
produção colaborativa de relatos de experiências da docência de música na escola,
em formato de artigos. Os coparticipantes construíram os seus relatos de
experiências e trouxeram registros de apresentações musicais escolares e práticas
pedagógico-musicais durante os encontros organizados por meio do projeto de
extensão “A Musicobiografização na pesquisa-formação em Educação Musical”.
Consiste, portanto, em um material de cunho pedagógico-musical como é a proposta
metodológica da Documentação Narrativa, que ainda apresenta como resultado um
processo formativo tanto no âmbito individual como no coletivo dos professores
coparticipantes. Acreditamos que produzir relatos do que somos e do que fazemos
na escola como professores de música poderá dar visibilidade ao que, de fato,
acontece no chão da escola. São saberes que se constroem com a vida, com a
universidade, mas, principalmente, com a escola e com seus pares que vivem o
cotidiano das escolas públicas de educação básica deste País. É, ao mesmo tempo,
uma epistemopolítica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Documentação narrativa com quatro professores de Música das Escolas Parque do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has as its theme the pedagogical-musical practices and the teaching
knowledge of music teachers, whose focus is on four music teachers who work in the
Escola Parque do Distrito Federal (EP). The interest in the theme emerges from the
memories of my ongoing formative process in lifelong music and my professional
insertion as a music teacher from SEEDF, in one of the EPs, in dialogue with the
literature of Music Education that deals with knowledge and pedagogical practices
musicians.
The general objective of the research was to produce a Narrative Documentation
(DN) with music teachers from the Escola de Brasília (EPs). Specific objectives: to
carry out the extension project as pedagogical and political mediation; to elaborate
reports of experiences with the four teachers who participated in this research, in the
form of articles; develop a pedagogical-musical material derived from teaching
practices; understand how music teachers construct their pedagogical-musical
practices within the EPs. The methodology was the Narrative Documentation, with a
qualitative focus focused on research-training-action, whose instrument of
information gathering focused on the collaborative production of reports of
experiences teaching music in school, in articles format.
The co-participants constructed their reports of experiences and brought records of
school musical presentations and pedagogical-musical practices during the meetings
organized through the project of extension "Musicobiografization in research-training
in Music Education". It consists, therefore, in a pedagogical-musical material such as
the methodological proposal of Narrative Documentation, which still presents as a
result a formative process both in the individual and in the collective scope of the coparticipating
teachers. We believe that producing accounts of what we are and what
we do at school as music teachers can give visibility to what actually happens on the
school floor. It is knowledge that is built with life, with the university, but mainly with
the school and with its peers who live the daily life of the public schools of basic
education in this country. It is, at the same time, an epistemopolitics. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|