Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33822
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroArturCruzdeMelo.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDaroit, Doriana-
dc.contributor.authorMelo, Pedro Artur Cruz de-
dc.date.accessioned2019-01-29T10:20:58Z-
dc.date.available2019-01-29T10:20:58Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.date.submitted2018-07-09-
dc.identifier.citationMELO, Pedro Artur Cruz de. Gestão do design no setor público: o caso do projeto talentos CESAS. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33822-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA busca por soluções para aos problemas enfrentados pelo Estado estão cada vez mais complexas. O descrédito da população na capacidade do Estado em oferecer respostas efetivas só aumenta. Com efeito, o sentimento das pessoas é o de não pertença, isto é, os cidadãos não sentem suas necessidades representadas nas políticas públicas propostas. Neste sentido, os teóricos do Design Thinking dizem buscar, dentre outras coisas, inverter esta lógica de não pertencimento. Com o interesse focado no ser-humano, propõem que esta abordagem seja uma das formas de gestão que possibilite diminuir os problemas no setor público. O Projeto Talentos Cesas (PTC) ocorre em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede pública do Distrito Federal que oferta cursos profissionalizantes. Este trabalho tem como objetivo perceber como a Gestão Design Thinking vem sendo utilizada no PTC visando a possibilidade de se pensar inovação no setor público. Os principais resultados são encontrados na correlação entre os valores estabelecidos pelo projeto e dos usuários-cidadãos dos cursos oferecidos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão do design no setor público : o caso do projeto talentos CESASpt_BR
dc.title.alternativeManagement of design in the public sector : the case of the talent project CESASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesign thinkingpt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInovação em serviços públicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The problems faced by the State are becoming increasingly complex to solve: Water crisis, urban violence, labor automation, budget constraints, quality education, etc. In addition, there has also been a growing discredit on the state's ability to perceive and respond to these same problems. In effect, the feeling that permeates these proposals is that of nonmembership, that is to say, citizens do not feel their needs and aspirations represented in the propositions made. In this sense, theorists of Design Thinking applied to the public sector say they seek to reverse this logic. Starting from an interest focused on the human being, what they propose is that this approach is a way of treating the subject in such a way as to eliminate these problems mentioned. A project established in a school of Young and Adults Education of the public school network of the Federal District that offer professional education. This work aims to understand how the Management Design Thinking has been used in the Talent CESAS Project - PTC aiming at the possibility of thinking about innovation in the public sector. The main results are found in the correlation between the values established by the project and the users-citizens of the courses offered.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.