Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Beaklini Filho, José Felippe | - |
dc.contributor.author | Esper, Omar de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T17:43:09Z | - |
dc.date.available | 2019-01-07T17:43:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-24 | - |
dc.identifier.citation | ESPER, Omar de Araújo. Desenvolvimento e utilização de simulações no ambiente scratch para o estudo de soma e decomposição vetoriais e movimento de lançamento oblíquo como incentivo à autonomia do estudante. 2018. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33746 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conteúdo de Física do Ensino Médio tem priorizado os aspectos teóricos e
matemáticos, no entanto não é raro observar que poucos alunos conseguem
dominar os conteúdos da Física, principalmente aqueles de maior exigência de
conhecimento matemático. Nesse sentido, podemos nos perguntar: as inovações
tecnológicas podem auxiliar os estudantes na compreensão desses conteúdos? No
intuito de responder essa e outras perguntas que este trabalho propõe a utilização
de Objetos de Aprendizagem como ferramenta para o ensino de soma e
decomposição vetoriais, em turmas de 1° ano no Ensino Médio.
Pretendemos propor o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o
Ensino Médio, buscando tornar o processo de aprendizagem de Física mais atraente
aos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e utilização de simulações no ambiente scratch para o estudo de soma e decomposição vetoriais e movimento de lançamento oblíquo como incentivo à autonomia do estudante | pt_BR |
dc.title.alternative | Development and use of simulations to scratch simulations for the study of vector sum and vector decomposition and the oblique launch to encourage student autonomy | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The content of Physics of High School has prioritized theoretical and
mathematical aspects; however it is not uncommon to see that few students actually
master the contents of Physics, especially those with a higher requirement for
mathematical knowledge. In this sense, we may ask: can technological innovations
help students in understanding these contents? In order to answer these and other
questions we propose the use of Learning Objects as a tool for the teaching of vector
sum and vector decomposition in 1st year classes in High School.
We intend to propose the development of Learning Objects for High School, seeking
to make the process of learning Physics more attractive to students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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