Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33679
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_IndiceAcessibilidadeComparacao.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Índice de acessibilidade para comparação dos modos de transporte privado e coletivo
Accessibility index for comparison between private and collective transport modes
Autor(es): Bracarense, Lílian dos Santos Fontes Pereira
Ferreira, Jéssica Oliveira Nunes
Assunto: Acessibilidade ao transporte local
Planejamento urbano
Transportes - planejamento
Transportes
Data de publicação: 2018
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Referência: BRACARENSE, Lílian dos Santos Fontes Pereira; FERREIRA, Jéssica Oliveira Nunes. Índice de acessibilidade para comparação dos modos de transporte privado e coletivo. urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 10, n. 3, p. 600-613, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao08. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000300600&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019. Epub July 30, 2018.
Resumo: Visando uma melhoria qualitativa e/ou quantitativa dos serviços de transporte ofertados e de sua infraestrutura base, observa-se a necessidade de oferecer instrumentos de planejamento que avaliem a acessibilidade, de forma a diagnosticar o nível de atendimento aos usuários pelos diferentes modos de transporte. O presente trabalho propôs a formulação de um índice que permita a comparação da acessibilidade dos modos de transporte privado e coletivo. A proposta é resultado de amplo estudo bibliográfico, buscando-se analisar características, limitações e aplicabilidade de índices desenvolvidos em estudos anteriores. A verificação da aplicabilidade da proposta foi feita com um estudo de caso na cidade de Palmas, TO. O índice formulado reúne variáveis que permitem sua aplicação tanto ao modo privado como ao coletivo, traduzindo em termos de tempo de viagem diferentes variáveis que caracterizam cada modo. Como resultado da análise é possível avaliar de forma integrada e espacializada a acessibilidade a transportes para diferentes categorias de usuários, além de permitir a simulação de intervenções, auxiliando no processo de planejamento urbano e de transportes.
Licença: Licenciado sob uma licença Creative Commons (CC BY).
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao08
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.