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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDevechi, Catia Piccolo Vieropt_BR
dc.contributor.authorTauchen, Gionarapt_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Amarildo Luizpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:52:55Z-
dc.date.available2019-01-02T13:52:55Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationDEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230055, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub Oct 08, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33510-
dc.description.abstractOs estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativapt_BR
dc.title.alternativeThe other in comparative education : a communicative education perspective-
dc.title.alternativeLa figura del otro en la educación comparada : una perspectiva de aprendizaje comunicativo-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação comparadapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDiscursopt_BR
dc.subject.keywordHermenêuticapt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY)-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055pt_BR
dc.description.abstract1The comparative studies in education sought, historically, to meet different concerns and theoretical approaches through the comparison of similarities and dissimilarities among the national education systems as a strategy to guide educational reforms, and even the studies for the production of meanings and symbolic solidarity. Therefore, the article aimed to bring out the historical traces of the comparative studies to contextualize the progress of its discussions to date. The study, theoretical by nature, is referenced in the hermeneutic-reconstructive approach of Habermas. The actuality of comparative education reveals that scientific understanding has demanded the investigation of diversified contexts, so as to clarify common problems. Thus, we understand that, as we examine educational problems, education can, by means of a discourse with otherness, find even more adequate paths for our experiences with the world.-
dc.description.abstract2Los estudios comparados en educación buscaron, históricamente, atender diferentes preocupaciones y abordajes teóricos pasando por la comparación de las semejanzas y diferencias entre los sistemas educativos nacionales, como estrategia para orientar las reformas educativas, hasta los estudios que buscan la producción de sentidos y de solidaridades simbólicas. Por esto, el artículo pretende destacar los rastros históricos de los estudios comparados para contextualizar la evolución de sus discusiones hasta el presente. El estudio, de naturaleza teórica, es referenciado en el abordaje hermenéutico-reconstructivo de Habermas. La actualidad de la educación comparada revela que la comprensión científica ha exigido la investigación de contextos diversificados para dilucidar problemas comunes. De este modo, entendemos que al estudiar los problemas educacionales, esta puede, por medio del discurso con el otro, encontrar caminos cada vez más adecuados a nuestras experiencias junto al mundo vivido.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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