Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoDocenteTematica.pdf595,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_TeacherEducationEthnic.pdf591,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Neil Franco Pereira dept_BR
dc.contributor.authorAmâncio, Márcia Helenapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sérgio Pereira dospt_BR
dc.contributor.authorSales, Leydiane Vitóriapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:52:54Z-
dc.date.available2019-01-02T13:52:54Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33509-
dc.description.abstractNosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)pt_BR
dc.title.alternativeFormación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015)-
dc.title.alternativeTeacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEstado da artept_BR
dc.subject.keywordRaçapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033pt_BR
dc.description.abstract1Our goal is to analyze the focus of studies on race, ethnicity and teacher formation published in Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Revista Brasileira de Educação, from 1995 to 2015. By correlating bibliographic and documentary sources, the qualitative approach was the main path of research. The predominance of the race-related subject matters was evidenced in the analysis, followed by ethnics. Correlation between race, ethnicity and other social features that characterize exclusion processes also composed the sample. Another important aspect to be highlighted was that the creation of the Study Group 21 and the Working Group 21 of that association and approval of laws 10,639/2003 and 11,645/2008 seem to directly influence the expansion of publications about racial-ethnic issues in Revista Brasileira de Educação.-
dc.description.abstract2El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.