Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33406
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EntrePassadoPresente.pdf907,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_BetweenPastPresent.pdf969,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Viviane Fernandes Fariapt_BR
dc.contributor.authorMüller, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorAnjos, Juarez José Tuchinski dospt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:24Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:24Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Viviane Fernandes Faria; MULLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o passado e o presente: contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal. Educação Revista, Belo Horizonte, v. 34, e187179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub June 18, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33406-
dc.description.abstractA criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeBetween past and present : contrasts in access to early childhood education in the Federal District-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade socialpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.license(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179pt_BR
dc.description.abstract1The foundation of Brasilia occurred in the midst of utopias, especially that to overcome the Brazilian urban centers’ social problems. One of the strategies proposed by Anísio Teixeira was the presentation of an innovative educational project, based on unrestricted access to public education from pre-school to university. Contrasting the past and present, we sought to highlight aspects of inequalities in the new capital with a focus on Early Childhood Education, analyzing two moments in time: 1) events documented in the first years after the inauguration of the capital; and 2) contemporary data about income and access to Early Childhood education. We demonstrate that the social exclusion that characterizes the capital goes back to its inauguration and persists beyond the geographical divisions between the Pilot Plan and the other Administrative Regions of the Federal District. Inequality is also observed in the educational system, especially in Early Childhood Education.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.