Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Priscila Caroline Valadão de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T18:33:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T18:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Priscila Caroline Valadão de Brito. Atendimento educacional especializado: uma proposta de ações no Ensino de Ciências para o professor especialista. 2018. [209] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33277 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na Educação Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o mecanismo mais
importante na garantia da inclusão de estudantes com deficiência e transtornos nas escolas regulares
em classes comuns. A importância desse atendimento nos direcionou a desenvolver um projeto de
pesquisa que foi defendido tendo como base a fala de professoras especialistas do AEE e serviram de
orientação para o planejamento e execução de uma Capacitação Profissional em Serviço: o objetivo
principal desse trabalho. A metodologia utilizada foi a qualitativa que tem o seu interesse nas falas dos
docentes e na interação dialógica entre participantes e pesquisadora permitindo reflexões de atitudes,
sentimentos e impressões como dados que podem ser analisados. Na primeira fase, o método utilizado
na construção dos dados foi a entrevista semiestruturada; e na segunda fase, a Capacitação em
Serviço, os dados foram registrados por meio da transcrição dos áudios dos encontros, diário de campo
e outros materiais produzidos durante a formação. A análise dos dados deu-se por meio da Análise
Temática Dialógica estabelecendo temas e subtemas que se apresentaram ao longo dos discursos. A
leitura intensa das falas das participantes proporcionou a construção e a análise dos mapas de
significados de cada professora para, então, serem interpretados. Participaram dessa pesquisa duas
professoras na primeira fase e cinco professoras na segunda fase – sendo duas do Ensino Médio e
três das séries finais do Ensino Fundamental, todas professoras especialistas habilitadas em Ciências
da Natureza. Os resultados mostraram que a Capacitação Profissional em Serviço é um espaço de
formação, troca de experiências e aprendizado que fortalece a atuação docente especializada por meio
de práticas pedagógicas inovadoras. Concluímos que o Professor Especialista de Ciências pode
aperfeiçoar a sua prática pedagógica utilizando tecnologias assistivas, construindo modelos científicos
e/ou metodologias facilitadoras de aprendizagens com vistas à uma prática colaborativa com o docente
regente no Ensino de Ciências buscando a formação da cidadania do estudante com deficiência e
transtornos por meio de uma abordagem contextualizada do Ensino de Ciências voltado para a
compreensão de todos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado : uma proposta de ações no Ensino de Ciências para o professor especialista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação em serviço | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Inclusive Education, the Specialized Educational Service – SES is the most important
mechanism to guarantee the inclusion of students with disabilities and spectrums in regular schools in
common classes. The importance of this service led us to develop a research project that was based
on the speech of the specialist teachers of SES and served as a guideline for the planning and execution
of a Professional Training in Service: the main objective of this work. The methodology used was the
qualitative, which has its interest in the teachers' speeches and in the dialogical interaction between
participants and researcher allowing reflections of attitudes, feelings and impressions as data that can
be analyzed. In the first phase the method, used in the construction of the data was the semi-structured
interview and in the second phase, the Training in Service, the data were registered through the
recording and transcription audios of the meetings with the teachers, field diary and other materials
produced during the training. The analysis of the data was done through the Thematic Dialogical
Analysis that establishes themes and sub-themes that were presented throughout the speeches. The
intense reading of the participants’ speeches provided the construction and analysis of meaning maps
of each teacher to be interpreted. Two teachers participated in the first phase of this research, in the
second phase five participated five, two were high school teachers and three were elementary school
teachers, all of them had major in Natural Sciences. The results showed that the Professional Training
in Service is a space of training, exchange of experiences and learning that strengthens the specialized
teaching performance through innovative pedagogical practices. We concluded that the Specialist
Teacher of Sciences can improve his/her pedagogical practice using assistive technologies, building
scientific models and/or learning methodologies that make easy to learn and establishing a collaborative
practice with the Science teacher in common classrooms, seeking the formation of student citizenship
of the student with disability and Spectrums through a contextualized approach to Science Education
aimed at understanding all. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|