Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Fabio Ferreira | - |
dc.contributor.author | Araujo, Ronielson Francisco Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T17:52:41Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T17:52:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Ronielson Francisco Gonçalves. A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de Óptica Geométrica. 2018. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33274 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se aqui uma proposta de ensino dos aspectos introdutórios da
Óptica Geométrica, em particular dos princípios de propagação luminosa,
direcionada ao segundo ano do Ensino Médio da Educação Básica. Ao final
deste trabalho forneceremos um material paradidático cuja proposta vai de
encontro à Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel,
promovendo um processo de ensino-aprendizagem potencialmente
significativo, justificado pelos elementos característicos de um livro paradidático
e de seus diferenciais educacionais. Tal escolha se deu pela ausência de
material de estudo que apresentassem todas as características intrínsecas de
um material potencialmente significativo. Sustentando uma sequência didática
nessas proposições, promoveremos uma prática de ensino-aprendizagem
diferenciada dos métodos tradicionais, na qual o aluno consiga aprender
significativamente e de forma não mecânica, através da interação dialógica,
interpretativa, interdisciplinar e experimental do tema abordado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de Óptica Geométrica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of paradidático material in the teaching of the initial concepts of Geometric Optics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propagação luminosa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material paradidático | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Here we present a proposal to teach the introductory aspects of Geometric
Optics, in particular the principles of light propagation, directed to the second
year of High School Basic Education. The purpose of the work is to provide a
paradidical material whose proposal goes according David Ausubel's Significant
Learning Theory, promoting a potentially significant teaching-learning process,
justified by the characteristic elements of a paradidático book and its
educational differentials. Sustaining a didactic sequence in these propositions, it
is hoped to promote a teaching-learning practice differentiated from traditional
methods, in which the student can learn significantly and in a non-mechanical
way, through the dialogic, interpretative, interdisciplinary and experimental
interaction of the topic addressed. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|