Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Verdeaux, Maria de Fátima da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Adriana Fátima de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T17:32:29Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T17:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Adriana Fátima de. Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. 2018. [105] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse trabalho teve por objetivo a utilização de uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa (UEPS) para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino
médio. Esse tema que compõe a Física Moderna e Contemporânea(FMC) não era
contemplado no currículo da escola aspirada para a aplicação. O referencial teórico
que respalda a utilização da UEPS são os princípios da teoria de aprendizagem
significativa de David Ausubel, que incita a oportunizar uma aprendizagem
significativa e não mecanizada. Os alunos do 3º ano do ensino médio (EM) de uma
instituição de ensino privada na cidade de Paracatu-MG foram os agentes
participativos do projeto, sob a ação mediadora da autora pesquisadora. A UEPS
conta com uma sequência de sete aulas que buscaram respeitar os oito aspectos
sequenciais que a constitui. Os dados coletados permitiram associar um resultado
exitoso indiciando uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, um guia com
cada etapa da UEPS foi formulado para subsidiar trabalhos e aplicações de outrem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study aimed to use a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU)
to teach the photoelectric effect in high school. A theme that composes Modern and
Contemporary Physics (MCF) was not contemplated in the school curriculum aspirated
for the application. The theoretical framework that supports the use of TUPS is the
principles of David Ausubel's significant learning theory, which stimulates the
opportunization of meaningful and non-mechanized learning. Students of the 3rd year
of high school (HS) of a private educational institution in the city of Paracatu-MG were
participatory project actors under the mediating action of the researcher author. The
TUPS has a sequence of seven classes that have sought to respect the eight
sequential aspects that constitute it. The collected data allowed the association of a
successful outcome indicating a significant learning. Given the above, a guide with
each step of the TUPS was formulated to subsidize the work and applications of others. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|