Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rios, Guilherme Veiga | - |
dc.contributor.author | Assis, Marli Vieira Lins de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T19:49:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T19:49:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-05-25 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Marli Vieira Lins de. Letramentos e identidades sociais: uma proposta etnográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol (Ceilândia – DF). 2018. 293 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33255 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese resulta de uma pesquisa envolvendo um projeto de letramento realizado no
Pôr do Sol – Ceilândia (DF) entre os anos de 2015 e 2017 e, de certa forma, posso
considerá-la uma continuação das reflexões sobre Educação de Jovens, Adultos e
Idosos que empreendo desde a minha graduação em Pedagogia. O estudo intitulado
LETRAMENTOS E IDENTIDADES SOCIAIS: UMA PROPOSTA ETNOGRÁFICA
CRÍTICA DE LEITURA E DE ESCRITA PARA (E COM) OS MORADORES DO PÔR
DO SOL (CEILÂNDIA - DF) se insere na perspectiva de uma etnografia crítica
fundamentada nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica e da Pesquisa-ação
e se propõe a discutir em que medida a produção, a implantação e a execução desse
projeto de letramento favoreceu uma maior participação social e a (re) construção de
identidades sociais dos/as colaboradores/as de pesquisa. Para tanto, se ancorou nos
trabalhos e nas reflexões realizadas por pesquisadores das seguintes áreas: Análise
de Discurso Crítica com Fairclough (1992, 2003, 2016), Silva (2009), Ramalho e
Resende (2011), Rios (1998, 2015); Identidades Sociais com Hall (2003), Castells
(2002), Fairclough (2001, 2003); Consciência Linguística Crítica com Clark (1990),
Rios (1998); Novos Estudos do Letramento com Street (1984, 1987) tendo como
base a Teoria Social do Letramento com Barton e Hamilton (2000),Gee (2000) e
Educação de Jovens, Adultos e Idosos, com Reis (2000), Rios (1998), Soares e
Pedroso (2016). Destaco que os dados foram gerados com a utilização de
instrumentos variados de pesquisa, tais como entrevistas semiestruturadas, notas de
campo, grupos focais, entre outros, no intuito de perceber as contribuições desse
projeto de letramento para os/as colaboradores/as da pesquisa. Os dados empíricos
foram analisados à luz das teorias citadas acima e destacaram a relevância desse
projeto de letramento para que os/as educandos/as e professoras possuíssem uma
maior participação social e uma (re) construção de suas identidades sociais que,
inicialmente, se organizavam em torno de identidades enfraquecidas e pouco
valorizadas socialmente. Enfatizo também que, a despeito dos resultados obtidos por
meio desse estudo terem sido muito significativos, essa pesquisa não se esgota na
tese apresentada, uma vez que a discussão sobre letramentos e identidades sociais
continua sendo relevante não só no meio acadêmico, mas também na sociedade
como um todo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Letramentos e identidades sociais : uma proposta etnográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol (Ceilândia - DF) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis results from a survey involving a literacy project carried out in Pôr do Sol -
Ceilândia (DF) between the years 2015 and 2017 and, to a certain extent, I can
consider it a continuation of the reflections on the Education of Young people, adults
and the elderly which I have explored since my graduation in Pedagogy. The study
headed LITERACY AND SOCIAL IDENTITIES: A CRITICAL ETHNOGRAPHIC PROPOSAL FOR
READING AND WRITING FOR (AND WITH) DWELLERS IN PÔR DO SOL (CEILÂNDIA - DF) is
inserted in the perspective of a critical ethnography and the action research, and it
proposes to discuss to what extent the production, implementation and performance
of this literacy project contributed to a greater social participation and to the (re)
construction of social identities of this research participants. To do so, it was based on
the works and in the reflections carried out by researchers from the following areas:
Critical Discourse Analysis by Fairclough (1992, 2003, 2016), Silva (2009), Ramalho
e Resende (2011), Rios (1998, 2015); Social Identities by Hall (2003), Castells
(2002), Fairclough (2001, 2003); Critical linguistics awareness by Clark (1990), Rios
(1998, 2010); New literacy studies by Street (1984, 1987) based on the Social theory
of literacy by Barton e Hamilton (2000), Gee (2000) and Education of Young
people, Adult and Elderly by Reis (2000), Rios (1998), Soares and Pedroso (2016).
It should be noted that the data were generated through a variety of research
instruments, such as semi-structured interviews, field notes, focus groups, among
others, in order to understand the contributions of this literacy project to the research
participants. The empirical data were analyzed in light of the theories mentioned before
and highlighted the relevance of this literacy project both for the students and the
teachers, so that, they could have a greater social participation and also for a (re)
construction of their social identities that initially were organized around weakened
identities with little social value. I also emphasize that, although the results obtained
through this study have been very significant, this research does not end in the
presented thesis, since the discussion about literacies and social identities continues
to be an important subject not only in the academic environment, but also in the society
as a whole. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|