http://repositorio.unb.br/handle/10482/33148
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdf | 516,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar |
Outros títulos: | Adolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school space Adolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuela |
Autor(es): | Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Almeida, Sandra Francesca Conte de Amparo, Deise Matos do Pereira, Adriana Matos Rodrigues |
Assunto: | Adolescentes Violência Cultura Pesquisa Psicanálise |
Data de publicação: | Ago-2015 |
Editora: | Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
Referência: | BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Revista Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225. |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para r egistr o de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses. |
Abstract: | This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses. |
Resumen: | En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses. |
Licença: | Revista Estilos da Clínica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004. Acesso em: 31 out. 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.