Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33132
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RavenIntermediality.pdf210,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVitoriano, Helciclever Barros da Silva-
dc.contributor.authorGomes, André Luís-
dc.date.accessioned2018-12-06T11:35:15Z-
dc.date.available2018-12-06T11:35:15Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationVITORIANO, Helciclever Barros da Silva; GOMES, André Luís. The raven and the intermediality. Polifonia, Cuiabá, v. 22, n. 32, p. 104-118, jul./dez. 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2179/pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33132-
dc.descriptionTranslation by Lenice Medeiros, PhD and translator. An initial and expanded version of this text was published in french in another scientific journal, “Cadernos de Tradução”, available at: https://periodicos. ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2015v35n2p41/30992. Access: 1 Mar. 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é desenvolver algumas aproximações entre o ensaio Filosofia da Composição (1846), de Edgar Allan Poe, e as teorias de montagem cinematográficas americanas (Griffith) e soviéticas (Pudovkin), tendo como premissa a consideração de que os postulados poeanos sobre unidade de efeito, duração e extensão foram cruciais para o desenvolvimento narrativo, cinematográfico e midiático posterior. Examinam-se, adicionalmente, as conexões do mesmo texto de Poe com os estatutos de planejamento das artes midiáticas (roteiro e storyboard) e divulgação e desvelamento autorreferencial destas (making of), mantendo como reflexão o caráter embrionário das ideias poeanas, com referência a estes procedimentos artísticos midiáticos.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – Mestrado e Doutoradopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe raven and the intermedialitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPoesia americanapt_BR
dc.subject.keywordCinema - montagempt_BR
dc.rights.licensePeriódico Polifonia - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0). Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2179/pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paper is to develop some approaches between the poem The Raven by Edgar Allan Poe, and the american theory of film assembly, by Griffith, based on the assumption that Poe’s postulates about the unity of effect, duration and extension were crucial to the later narrative, film and media development. We further examine the connections between the same text by Poe and the planning statutes of media arts (screenplay and storyboard) and their disclosure and self-referential unveiling (making of ), keeping as reflection the embryonic character of Poe’s ideas regarding these artistic media procedures.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.