Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges-Andrade, Jairo Eduardo | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Nara Saddi de Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T17:58:15Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T17:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2018-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ambientes de trabalho complexos, como os da contemporaneidade, exigem contínua
capacitação das pessoas, que pode ser promovida por elas mesmas, se aqueles
ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho e desenvolvimento
profissional, mediadas por estratégias de aprendizagem informal utilizadas por
indivíduos, são o foco principal desse trabalho. A coleta de dados ocorreu em três
momentos, no decorrer de seis meses, e envolveu 91 participantes em três empresas da
iniciativa privada: um hospital, uma empresa de tecnologia e uma concessionária de
veículos. Primeiro foi medida a percepção atual de desenvolvimento profissional. No
segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho: características
da tarefa, do conhecimento e sociais. No terceiro momento, foram mensuradas as
estratégias de aprendizagem no trabalho, a percepção evolutiva de desenvolvimento e,
outra vez, a percepção atual de desenvolvimento. Os dados coletados foram submetidos
a análises de estatística descritiva e correlações de Pearson. Os resultados sugerem que
desenhos do trabalho que promovem a autonomia nos métodos utilizados e oferecem
feedback relacionam-se positivamente com as estratégias de reflexão ativa e aplicação
prática. Além disso, o uso dessas estratégias apresentou correlação negativa com a
percepção evolutiva de desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem, aprendizagem
informal, percepção de desenvolvimento profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Complex work environments, such as those of contemporaneity, require continuous
empowerment of people, which can be promoted by themselves, if those environments
are favorable. The relationships between work design and professional development,
mediated by informal learning strategies used by individuals, are the main focus of this
work. Data collection took place in three moments over the course of six months and
involved 91 participants in three privately owned companies: a hospital, a technology
company and a vehicle dealership. The current perception of professional development
was first measured. In the second moment the dimensions of work design were
evaluated: task, knowledge and social characteristics. In the third moment, the learning
strategies at work, the evolutionary perception of development and, again, the current
perception of development were measured. The collected data were analyzed by
descriptive statistics and Pearson correlations. The results suggest that work design that
promote autonomy in the methods used and offer feedback are positively related to the
strategies of active reflection and practical application. In addition, the use of these
strategies had a negative correlation with the evolutionary perception of professional
development. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|