Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T18:55:40Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26T18:55:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carolina Pontes. Ensino de ecologia em uma perspectiva crítica: o desaparecimento de abelhas como estudo de caso socioambiental no Ensino Médio. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33087 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de investigar o potencial de um estudo de caso no ensino de
Ecologia, para o desenvolvimento de pensamento crítico sobre questões
socioambientais por estudantes de Ensino Médio, esta pesquisa foi desenvolvida em
duas partes. Inicialmente, foi feita uma sondagem das percepções de estudantes do
2º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre temas socioambientais. A
partir de produções textuais dos estudantes, observarmos as ligações que faziam
entre seus conhecimentos de Ecologia e o tema “o uso de agrotóxicos no Brasil” e
buscamos identificar questionamentos sobre modo de produção agrícola atual e sua
relação com a crise ambiental. Esse estudo inicial orientou a segunda parte do
trabalho, uma intervenção educativa que foi realizada com estudantes de 1º ano do
Ensino Médio durante as aulas de Ecologia. A intervenção consistiu em encontros
semanais durante as aulas de Biologia na mesma escola em que havia sido
realizada a sondagem, contando com: aulas expositivas sobre relações ecológicas,
atividades de grupo para elaboração de árvore de problemas, leitura de textos
informativos, resolução de estudo de caso sobre o desaparecimento de abelhas e
preenchimento de um cartaz com informações sobre o mesmo tema. De um modo
geral, não foi possível identificar uma prática social transformadora na direção de
enfrentar o problema em uma perspectiva crítica. Entretanto, os grupos de
estudantes demostraram incorporação de termos do conteúdo de Ecologia ao seu
vocabulário e ampliação da sua visão sobre o problema em questão para uma
perspectiva socioambiental. Consta desta dissertação, uma proposição de ação
profissional docente com base no desenvolvimento e nos resultados da intervenção
educativa, como sugestão para profissionais da educação que estejam buscando um
ensino de Ecologia contextualizado, pautado pela formação de pensamento crítico e
de sujeitos ecológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de ecologia em uma perspectiva crítica : o desaparecimento de abelhas como estudo de caso socioambiental no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - educação ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the objective of investigating the potential of a case study in Ecology teaching,
for the development of critical thinking on socialDenvironmental issues by high school
students, this research was developed in two parts. Initially, a survey of the
perceptions of high school 2nd year students in a public school about socialD
environmental themes was carried out. From textual productions of the students, we
observed the connections they made between their knowledge of Ecology and the
theme "the use of pesticides in Brazil" and sought to identify questionings about the
current way of agricultural production and its connection with the environmental
crisis. This initial study guided the second part of the research, an educational
intervention that was carried out with 1st year high school students during Ecology
classes. The intervention consisted of weekly meetings during Biology classes at the
same school where the survey was conducted, including: expository classes on
ecological relations, group activities to elaborate problems tree, reading of
informative texts, resolution of a case study on the disappearance of bees and filling
a poster with information on the same theme. In general, it was not possible to
identify a transforming social practice in the direction of tackling the problem in a
critical perspective. However, student groups have demonstrated the incorporation of
terms of the Ecology content into their vocabulary and the broadening of their view of
the problem in question for a socioDenvironmental perspective. This thesis contains a
proposition of professional teacher action based on the development and results of
the educational intervention, as a suggestion for educational professionals who are
seeking a contextualized Ecology teaching, guided by the formation of critical
thinking and ecological subjects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|