Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Rodolfo Pais Nunes | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Henrique Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T18:00:14Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26T18:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-14 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Henrique Gomes. A arte dos discuros e a escritura: entre o Diálogo Fedro e a Carta VII de Platão. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33081 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nessa dissertação faço um estudo sobre a Escrita e da Arte dos Discursos (ἡ λόγων
τέχνη), tanto no diálogo Fedro quanto Carta VII de Platão. Primeiramente considero os
problemas metodológicos gerais acerca de Platão enquanto escritor e sua escrita
enigmática, a sua forma dialógica, seu anonimato enquanto personagem, sua retórica e a
recepção dogmática ou cética sobre sua obra. Após essas considerações tento uma
reconciliação entre uma crítica da escrita e uma defesa da escrita, perpassando
linguagem e comunicação do ponto de vista do conhecimento e processo filosóficos. Do
começo do Fedro a dissertação pensa o discurso escondido do retórico Lísias em
relação com a paixão de discursos de Sócrates, e o discurso enquanto droga
(φαρμακόν) com seu poder sobre a alma. O que está em jogo aqui é a caracterização e
crítica de ambas oralidade e escrita. Contrasta-se a retórica dos manuais e seu poder nas
assembléias com a retórica filosófica. Compara-se a busca do plausível e da similitude
no jogo das opiniões, com a busca da verdade, da definição, da inteligibilidade, da
clareza, no pensar junto o pensado. As regras da bela arte são examinadas, e ao final do
mito de Toth e Amom, a crítica de quando é nobre ou vergonhoso ser escritor é feita. Na
Carta VI I(341 c-d, 344 d-e) exploro brevemente a conjuntura da viagem de Platão à
Siracusa. Essa carta, mesmo sendo de autoria duvidosa, é pertinente para pensarmos a
crítica à escrita e à oralidade. A trajetória política de Platão é narrada juntamente com
sua progressiva desconfiança para com a política de seu tempo. A crítica da apropriação
tirânica e escrita de seus discursos é feita perante a tarefa filosófica: vemos o limite dos
discursos para fundamentar o conhecimento filosófico e realizar o poder estável. Nesse
percurso, vemos um Platão que não bane a escrita, mas a reavalia diante de uma forma
de compreender a vida filosófica e o conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A arte dos discursos e a escritura entre o Diálogo Fedro e a Carta VII de Platão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metafísica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retórica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation I study Writing and the Art of Discourses (ἡ λόγων τέχνη) both in
the Phaedrus dialogue and in Plato's Seventh Letter. First, I consider the general
methodological problems surrounding Plato as a writer and his enigmatic writing, his
dialogic form, his anonymity as a character, his rhetoric and the dogmatic or skeptical
reception of his writings. After these considerations, I try to reconcile a critique of
writing and a defense of writing, passing through language and communication from the
point of view of knowledge and philosophical process. From the beginning of
Phaedrus, the dissertation thinks about the hidden speech of the rhetorician Lysias in
relation to Socrates' passion for speeches, and the speech as a drug (φαρμακόν) with its
power over the soul. What is at stake here is the characterization and critique of both
orality and writing. The rhetoric of manuals and their power in assemblies is contrasted
with philosophical rhetoric. The search for plausibility and similitude in the game of
opinions is compared with the search for truth, definition, intelligibility, clarity, in
thinking together the thought. The rules of fine art are examined, and at the end of the
Thoth and Ammon myth, the critique of when it is noble or shameful to be a writer is
made. In the end I briefly explore the juncture of Plato's trip to Syracuse (Seventh Letter
341 c-d, 344 d-e). The Seventh Letter, even though it is of dubious authorship, is
relevant for thinking about the criticism of writing and orality in relation to knowledge.
Plato's political trajectory is narrated along with his growing distrust in the politics of
his time. The criticism of the written appropriation of his discourses by a Tyrant is made
in the face of the serious philosophical task: we see the limits of discourses in grounding
philosophical knowledge and realize stable power. Along the way, we see a Plato who
does not ban writing, but re-evaluates it in relation to a way of understanding
philosophical life and knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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