http://repositorio.unb.br/handle/10482/33077
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_EdwinFernandoMuñozPipicano.pdf | 11,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Metodologia para o planejamento do transporte urbano de carga usando dados de documentos fiscais eletrônicos |
Outros títulos: | Metodología para el planeamiento del trasporte urbano de carga usando datos de facturas electrónicas Planning methodology for the urban freight transport using data from electronic tax documents |
Autor(es): | Muñoz Pipicano, Edwin Fernando |
Orientador(es): | Fonseca, Adelaida Pallavicini |
Assunto: | Transporte urbano de carga Transportes - planejamento Transporte de carga Documentos fiscais eletrônicos |
Data de publicação: | 26-Nov-2018 |
Data de defesa: | 30-Mai-2018 |
Referência: | MUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Metodologia para o planejamento do transporte urbano de carga usando dados de documentos fiscais eletrônicos. 2018. 144 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | De acordo com a importância do Transporte Urbano de Carga - TUC e na tentativa de melhorar o entendimento deste sistema, o qual tem sido pouco estudado ao se comparar com o sistema de transporte de pessoas, o presente trabalho tem por objetivo usar os dados registrados nos documentos fiscais eletrônicos – DF-e, como fonte alternativa de qualidade e de baixo custo, para propor uma metodologia de planejamento do TUC. Com esse intuito, inicialmente é fornecido um embasamento teórico sobre as técnicas de planejamento em transportes, conceitos gerais de planejamento e sua importância, modelos de transportes existentes e sua aplicabilidade e, em especial, a forma para a seleção, tratamento e preparação dos dados provenientes de documentos fiscais eletrônicos. Também, com a finalidade de revelar a importância e a necessidade em aprofundar o estudo do TUC, são abordados, no contexto do processo de planejamento em transportes, os principais obstáculos e erros na sua modelagem. Após, trata-se sobre a metodologia proposta para o planejamento do TUC, usando os dados registrados nos documentos fiscais. Nesta pesquisa foi considerada a aplicação da metodologia proposta em um estudo de caso, usando os dados das Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e emitidas no Distrito Federal, Brasil, e considerando somente os movimentos das mercadorias do tipo interno-internos. Finalmente, conclui-se que a metodologia proposta aporta um insumo complementar que os planejadores e tomadores de decisões poderiam usar como um elemento no processo de planejamento do TUC. Adicionalmente, expõe-se o potencial, a qualidade e o baixo custo, que tem este tipo de fontes alternativas. |
Abstract: | According with a relative importance of Urban Freight Transport – UFT and the attempt to improve the knowledge about this system. It has been insufficiently researched when compared to transportation of passengers. The goal of this project is to use the registered data of electronic tax documents as an alternative resource of quality and low cost, to propose a planning methodology of UFT. To do it, initially is provided the theoretical background about techniques of transport planning, approaching general terms about planning and its importance, current transport models and their applicability, and, in special, techniques for selection, treatment and preparation of data obtained from electronic tax documents. As well, with the purpose of revel the importance and the needs to study this type of subject, the main obstacles and errors in the modeling into context of planning of transports are tackled. Later, is presented the proposed methodology for planning of UFT using data from electronic tax documents. In this research, it was considered the application of this proposed methodology as a case study, using data reported in Electronic Invoice – NF-e issued in the Federal District, Brazil, and only considering internal-internal good movements into Federal District. Finally, in conclusion, this methodology proposed brings a complementary input that planners and decision makers could use it as an integrated element in the planning process of UFT. Additionally, in this research is showed the big potential, quality and low cost of this alternative resource inside of planning process. |
Resumen: | De acuerdo con la importancia del Transporte Urbano de Carga – TUC y con el propósito mejorar el entendimiento de este sistema, el cual ha sido poco estudiado cuando se compara con el sistema de transporte de pasajeros, esta investigación tiene por objetivo utilizar los registros de los documentos fiscales electrónicos – DF-e, como fuente de datos alternativa, de calidad y de bajo costo, para proponer una metodológica de planeación del TUC. Con ese objetivo, inicialmente es presentada la fundamentación teórica sobre las técnicas de planeación en transportes, conceptos generales de planeación y su importancia, modelos de transporte existentes y su aplicabilidad y en especial, la forma para la selección, tratamiento y preparación de los datos procedentes de documentos fiscales electrónicos También, con la finalidad de mostrar la importancia y la necesidad profundizar el estudio del TUC, son abordados, en el contexto del proceso de planeación en transportes, los principales obstáculos e errores en su modelación. En seguida, es presentada la metodología propuesta para la planeación del TUC, utilizando los datos de los documentos fiscales electrónicos. En este estudio fue considerada la aplicación de la propuesta metodológica con un estudio de caso, usando los datos de las Facturas Electrónicas – NF-e emitidas en el Distrito Federal, Brasil, y considerando solamente los movimientos de carga de tipo interno-interno. Finalmente, se concluye que la metodología propuesta genera un insumo complementar que los planeadores y tomadores de decisión podrían usar como un elemento en el proceso de planeación del TUC. Adicionalmente, se muestra el potencial, la calidad y el bajo costo que este tiene este tipo de fuentes alternativas. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.