Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Gurgel, Ana Paula Campos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T11:17:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T11:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Ana Paula Campos. Diálogos entre Lina Bo Bardi e Julienne Hanson: a produção arquitetônica residencial modernista brasileira sob a ótica da sintaxe espacial. Dearq, Bogotá, n. 23, p. 36-65, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://revistas.uniandes.edu.co/doi/abs/10.18389/dearq23.2018.03>. Acesso em: 13 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.18389/dearq23.2018.03. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33038 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção residencial de Lina Bo Bardi sob o enfoque dos
padrões espaciais, com vistas a identificar conexões entre as relações sociais e a lógica de apropriação
dos espaços, tal como preconizou Julienne Hanson. São objetos dessa análise a Casa de
vidro (1951, São Paulo), a residência de Valéria Cirell (1958, São Paulo) e a Chame-chame (1958,
Salvador). Com base no aparato teórico-metodológico da sintaxe espacial, foram realizadas a
análise convexa (grafos justificados) e a análise gráfica visual (integração visual). Os resultados
permitiram avaliar as casas além de aspectos estéticos e plásticos, e revelaram, com isso, nuances
socioespaciais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidad de los Andes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre Lina Bo Bardi e Julienne Hanson : a produção arquitetônica residencial modernista brasileira sob a ótica da sintaxe espacial | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialogues between Lina Bo Bardi and Julienne Hanson : modern Brazilian residential architectural production from a space syntax viewpoint | pt_BR |
dc.title.alternative | Diálogos entre Lina Bo Bardi y Julienne Hanson : la producción arquitectónica de vivienda moderna brasileña desde la mirada de la sintaxis espacial | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habitações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sintaxe espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bardi, Lina Bo, 1914-1992 | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela autora, em 05 de novembro de 2018, para disponibilizar, gratuitamente, o artigo "Diálogos entre Lina Bo Bardi e Julienne Hanson: a produção arquitetônica residencial modernista brasileira sob a ótica da sintaxe espacial", de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18389/dearq23.2018.03 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this paper was to evaluate the creation of Lina Bo Bardi’s homes using a spatial
standards focus to identify connections between social relationships and the logic of the appropriation
of space, as extolled by Julienne Hanson. The Glass House (1951, São Paulo), Valéria
Cirell´s home (1958, São Paulo), and Chame-C hame House (1958, Salvador) are used as objects
that will be analyzed in this paper. Based on the space syntax theoretical-metaphorical framework,
we undertook a convex analysis (justified graphs) and a visual graphic analysis (visual integration).
The results allowed the houses to be evaluated in more depth than just their aesthetic
and plastic features, and, as such, they reveal their socio-spatial nuances. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de este artículo fue evaluar la producción de viviendas de Lina Bo Bardi desde los
estándares espaciales, a fin de identificar conexiones entre las relaciones sociales y la lógica de
apropiación de los espacios, tal como preconizó Julienne Hanson. Son objetos de este análisis la
Casa de vidro (1951, São Paulo), la residencia de Valéria Cirell (1958, São Paulo) y la Chame-chame
(1958, Salvador). Con base en un marco teórico-metodológico de la sintaxis espacial, se realizaron
tanto un análisis convexo (grafos justificados) como un análisis gráfico visual (integración visual).
Los resultados permitieron evaluar las casas más allá de aspectos estéticos y plásticos, y develaron,
con ello, matices socioespaciales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e História (FAU THA) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|