DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Jéssica Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T17:28:24Z | - |
dc.date.available | 2018-09-28T17:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Jéssica Corrêa. Pibid e o professor iniciante: analisando as suas relações. 2018. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32720 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo tem como objeto a relação entre o Pibid, como programa de iniciação à docência,
e a inserção no exercício profissional a partir das significações de professores iniciantes
que vivenciaram o programa. Desta feita, tem como questão central: Quais as relações
entre um programa de iniciação à docência e a inserção na carreira docente a partir
da perspectiva de professores iniciantes que o vivenciaram na construção da
profissionalidade docente? Esta pesquisa é caracterizada pela abordagem quali-quanti
numa perspectiva histórico-dialético e para isso foram entrevistados 26 professores,
sendo 8 efetivos e 18 temporários da Secretaria de Educação do Distrito Federal que
possuíam até 5 anos de entrada no exercício profissional docente. Como fundamentação
teórica analisamos o arcabouço legal do Pibid, além de teóricos como Anderi (2017),
Moura (2015) que analisaram o referido programa. Já na perspectiva do professor
iniciante nos norteamos pelos estudos de Marcelo Garcia (1844), Huberman (1999), Papi
e Martins (2002), dentre outros, e no que se refere à formação de professores dialogamos
com Freitas (1994, 2002) e Curado Silva (2011, 2016). Para a compreensão do
materialismo histórico-dialético nos baseamos em Marx (1844), Kosik (1976), Vazquez
(2011). Sobre a profissionalidade docente dialogamos com Roldão (2005, 2007) e Cruz
(2012, 2017). A análise dos dados deu-se pela metodologia dos núcleos de significação a
partir de Aguiar e Ozella (2012) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma
a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto. Desse modo, temos como
resultados os seguintes núcleos: i) Construção colaborativa da docência e suas
dimensões; ii) Componentes da Docência e Função Docente; iii) Socialização
Profissional; iv) Assumir a profissão e v) Relação teoria e prática. Os resultados nos
mostraram que a passagem pelo Pibid permitiu aos professores iniciantes que pudessem
ter uma relação mais próxima entre a universidade e a escola, diminuição do choque da
realidade ao iniciar a sua profissão, ajudou na constituição da profissionalidade e na
compreensão da função do professor e da escola, entretanto, inferimos que foi uma
profissionalidade voltada para a prática, uma vez que, o programa na significação dos
sujeitos foi pautado na formação de professores pela epistemologia da prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP–DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pibid e o professor iniciante : analisando as suas relações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study has as object the relationship between the Pibid as a program of teaching
initiation and the professional practice from the experience of beginner teachers who
experienced the program. Thus, it has as its central objective: What are the relationships
between an teaching iniciation program and the insertion in the teaching career
from the perspective of beginner teachers who experienced it in the construction of
teaching professionalism? This research is caracterized by the qualitative and
quantitative approach in a historical-dialectical perspective and for this, 26 teachers were
interviewed, of whom 8 were regular teachers and 18 were substitute of Secretaria of
Distrito Federal, who had up to 5 years of entry into the teaching profession. As a
theoretical basis, it was analyzed Pibid's legal framework, as well as theoreticians such as
Anderi (2017) and Moura (2015) who analyzed the program. From the perspective of the
beginning teacher, we were guided by studies by Marcelo Garcia (1844), Huberman
(1999), Papi and Martins (2002), among others, and with regard to teacher training we
dialogued with Freitas (1994, 2002) and Curado Silva (2011, 2016). For an understanding
of historical-dialectical materialism we based on Marx (1844), Kosik (1976), Vazquez
(2011). About the professional teaching we dialogued with Roldão (2005, 2007) and Cruz
(2012, 2017). The analysis of the data was based on the methodology of the meaning
nuclei from Aguiar and Ozella (2012) organized by the pre-indicators and indicators in
order to arrive at the synthesis of the nuclei of meaning of the object. Thus, we have as
results of the following nuclei: i) Collaborative construction of teaching and its
dimensions; ii) Components of Teaching and Teaching; iii) Professional
Socialization; iv) To assume the profession and v) Relation between theory and
practice. These results show that the passage by the Pibid allowed the beginning teacher
to have a closer relationship between the university and the school, reducing the shock of
reality when starting the profession, helped in the constitution of professionalism and the
understanding of the role of teacher and the school, however, we infer that it was a
professionalism turned to practice, since the program in the meaning of the subjects was
based on the training of teachers by the epistemology of practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|