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2018_JulianaMariaAraújo.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSousa, Jonilto Costa-
dc.contributor.authorAraújo, Juliana Maria-
dc.date.accessioned2018-09-21T21:50:21Z-
dc.date.available2018-09-21T21:50:21Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.date.submitted2018-03-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Juliana Maria. Inovação de processos: implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade de Brasília. 2018. 176 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32680-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na gestão da Universidade de Brasília (UnB), sob a perspectiva da inovação de processos. Argumenta-se que a inovação é apontada como requisito necessário para a solução dos problemas e desafios enfrentados atualmente pela administração pública. Com base em uma ampla revisão da literatura, foram apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca dessa temática, com destaque para a inovação de processos no contexto público. O conceito utilizado neste estudo foi a inovação em organizações, que corresponde a uma ideia ou uma prática adotada de modo que é percebida como nova pela unidade adotante (VAN DE VEN 1986, 1999; TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). Realizou-se pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de um estudo de caso em uma instituição pública, utilizandose as técnicas de pesquisa documental, grupo focal e entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a legislação impulsionou a Universidade de Brasília a adotar o Sistema Eletrônico de Informações, o qual foi implementado por uma equipe multidisciplinar com apoio da alta administração. A identificação da dimensão ‘dinâmica do processo de implementação da inovação’, composta por sete fatores facilitadores e cinco dificultadores, apontou inter-relações e interações durante as etapas de implementação, caracterizando o processo de inovação na UnB como complexo, dinâmico e com certo grau de incerteza. A proposição de melhorias, apresentadas nesta pesquisa, sinaliza a institucionalização do SEI a partir da implantação, para que a organização atente às perspectivas estratégicas, estruturais, tecnológicas, humanas e culturais. Verificou-se que a implementação do SEI na gestão da UnB foi bem sucedida, indicado no sequenciamento das nove etapas, definidas nesta pesquisa, com interações entre os fatores identificados, possibilitando a superação dos obstáculos por meio da atuação dos facilitadores. Conclui-se que a inovação de processos, que neste estudo está relacionada a um sistema eletrônico, promove ajustes de procedimentos das instituições públicas às novas formas de interação e comunicação e provoca o rearranjo e a flexibilidade organizacionais, de modo a proporcionar a agilidade na tomada de decisão, a eficiência da gestão e a eficácia na prestação de serviços à sociedade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInovação de processos : implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema Eletrônico de Informações (SEI)pt_BR
dc.subject.keywordGestão de documentospt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study investigates the implementation of Sistema Eletrônico de Informações [Electronic Information System] (SEI) in the management of University of Brasília (UnB), from the perspective of process innovation. It is argued that innovation is pointed out as a requirement to solve problems and challenges currently faced by public administration. Based on a comprehensive literature review, several theoretical concepts on this subject are presented and discussed, particularly the process innovation in the public setting. The concept adopted in this study was the innovation in organizations, which corresponds to an idea or practice that is adopted and perceived as new by the adopting unit (VAN DE VEN 1986, 1999; TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). A qualitative research of exploratory and descriptive nature was developed from a case study carried out at a public institution, using document research, focus group and semi-structured interviews, which were examined through content analysis. The obtained results demonstrated that the legislation prompted University of Brasília to adopt Sistema Eletrônico de Informações, which was implemented by a multidisciplinary team supported by senior management. The identification of the ‘dynamic dimension of the innovation implementation process’, composed of seven enabling factors and five complicating factors, indicated interrelationships and interactions during the implementation steps, characterizing UnB innovation process as a complex, dynamic process presenting a certain degree of uncertainty. The proposal of improvements, presented in this research, point out the institutionalization of SEI from implantation, so that the organization observes strategic, structural, technological, human and cultural perspectives. It was found that the implementation of SEI in UnB management was successful, indicated in the sequencing of the nine steps, defined in this research, with interactions between the identified factors, enabling the overcoming of obstacles through the action of the enabling factors. It was concluded that process innovation, which in this study is related to an electronic system, promotes adjustments in the procedures of public institutions to new forms of interaction and communication, and it leads to organizational rearrangement and flexibility, thus bringing agility to the decision-making process, management efficiency and effectiveness to the provision of services to society.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
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